Desfile celebrou beleza negra no último sábado

Texto: por Gabriela Conti

Neste sábado (2), 14 participantes adentraram a passarela montada no Ginásio Poliesportivo da Serra-Sede, durante o I Desfile da Beleza Negra da Mulher da Serra.  O evento teve a participação especial da miss Brasil Mirim, a serrana Sophia Moreno, da banda de congo Konchaça e da equipe de modelos Tom Paparazzi.

As participantes desfilaram em dois momentos. No primeiro elas apresentaram a beleza da mulher negra sob a visão delas mesmas. Em seguida, as mulheres entraram vestindo a camisa de Embaixadora da Beleza Negra da Mulher da Serra.

De acordo com a secretária de Políticas Públicas das Mulheres (Seppom), Luciana Malini, a proposta do projeto é a valorização da mulher negra na estratégia de política afirmativa pela igualdade étnico-racial com recorte de gênero, por meio de uma chamada pública para adesão de mulheres negras da Serra das 11 regiões do município.

?As participantes do desfile (não era um concurso) vão representar a região onde moram para atuarem como porta-voz das mulheres negras e pardas durante um ano, como Embaixadoras da Beleza Negra da Mulher da Serra. Neste período, elas participarão de rodas de conversa sobre empoderamento da mulher negra na sociedade e participarão de cursos em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda. Além disso, elas fizeram um ensaio fotográfico?, disse a secretária.

Além do desfile, o público ainda conferiu apresentações musicais, de fitdance, de dança de salão; a jovem universitária, Drielly Schmor declamou poemas da poetisa negra serrana, Angelina Reis.

?Todos momentos foram de reflexão sobre combate ao racismo e atitudes racistas, que causam dor, sofrimento, violência e morte em nossa sociedade. As estatísticas mostram que esta população está mais vulnerável à violência e violação de direitos, assim como à violência doméstica e intrafamiliar, sendo as mulheres, jovens e crianças as principais vítimas?, completou Luciana.

O I Desfile teve a colaboração do Conselho dos Direitos da Mulher Serrana (Commus) e faz parte da programação dos 16 dias de Ativismo Mundial pelo Fim da Violência contra as Mulheres.