Despencam os casos de dengue na Serra

Despencam os casos de dengue na Serra

Texto: Amanda Amaral - Foto: Jansen Lube

O número de casos da dengue na Serra despencou este ano. São 427 casos neste ano contra 4.015 no mesmo período do ano anterior. A incidência no município é considerada baixa e os dados refletem os esforços da Prefeitura da Serra na luta contra o mosquito e o apoio da população no combate ao Aedes aegipty.

A diminuição vem ocorrendo desde janeiro, e os números são da última atualização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, feita na quarta-feira (26). Atualmente, são 2,02 casos por 100 mil habitantes, incidência considerada baixa pelo Ministério da Saúde.

O município não tem medido esforços para conter a proliferação do Aedes aegipty, que também é o transmissor da zika e chikungunya. Este ano, foram instaladas armadilhas para capturar o mosquito e continuam a ser realizadas constantemente ações de combate, seja com fumacê, pulverização a frio, visitas domiciliares, ou outras medidas.

A Prefeitura da Serra, no entanto, reforça a importância do apoio da população. A atenção deve ser redobrada, mesmo com a diminuição da incidência da doença.

“A luta contra o mosquito precisa ser diária e contar com a participação de todos, principalmente da população. O trabalho dos agentes é constante e focado na orientação, mas a população precisa ajudar o poder público nessa batalha, pois a maioria dos casos ocorre dentro das residências”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde, Kelly Rose Areal.

Armadilhas

Já foram concluídas as instalações de 1.100 armadilhas para combate ao Aedes aegipty. Elas já foram ativadas, e estão em condições de captura do mosquito. A Serra é o município que mais possui armadilhas de combate ao mosquito em todo o Estado.

As inspeções são semanais e os dados fornecidos pelo equipamento são registrados no tablet pelo agente de combate a endemias, que abastece em tempo real o sistema online. Com isso, é possível identificar os locais com a maior incidência do mosquito para que, de forma rápida, sejam tomadas ações de prevenção e combate ao vetor. Outra informação que será adquirida por meio deste sistema é a positividade do vetor, ou seja, se ele está contaminado ou não por algum vírus. Caso esteja, a Secretaria Municipal de Saúde passa a elaborar ações estratégicas e específicas para o caso identificado.

Fumacê

O carro Fumacê continua a circular pelos bairros da Serra. As ações são realizadas em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, sempre antes do nascer do sol e no pôr do sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes.

Além disso, desde o início do ano, a Prefeitura da Serra prioriza as áreas de maior incidência da dengue, zika e chikungunya, com veículos especiais para a pulverização a frio (neblina química), ou seja, com a utilização de UBV. São realizadas três visitas no mesmo bairro, e o retorno ocorre em quatro dias. A operação é repetida no local por quatro vezes.

Os agentes também utilizam bombas costais para pulverização, além da realização das visitas a domicílios e a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferro-velho, etc.) a cada 15 dias.

Disque Dengue

Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, sem se identificar, sobre locais com focos do mosquito Aedes aegypti, pode ligar para o telefone 3228-5394.

Dicas de prevenção

A participação da população é fundamental no combate ao vetor e começa redobrando os cuidados dentro da sua própria casa.

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados;

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

- Não deixe acumular água nos pratos de plantas;

- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto;

- Antes de viajar, tire a água dos pratos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida de animais de estimação;

- Escolha um dia fixo na semana para fazer eliminação dos focos.