Dia D de doação de cabelos arrecada 10 metros de cabelo

Texto: por Gabriela Conti

O Dia D de doação de cabelos promovido pela Prefeitura da Serra nesta segunda-feira (30) foi uma grande lição de desapego e amor ao próximo. Durante a ação realizada no Pró-Cidadão, em Portal Jacaraípe, das 9h às 16h, foram doados o equivalente a 10 metros de cabelos.

Ao todo, passaram pelas mãos dos profissionais do Instituto Embelezze, 30 mulheres e um homem. Até uma criança, a Simone, de 9 anos, provou que solidariedade é um valor que se aprende desde cedo e cortou o cabelo curtinho para ajudar a aumentar a autoestima de pacientes oncológicos.

Ela foi ao local acompanhada por sua mãe, a dona de casa Maria Joelma, que também fez questão de contribuir com suas mechas. A mamãe, que é moradora do bairro Vista da Serra ainda trouxe em uma sacolinha os fios já cortados de sua filha mais velha.

?Cabelo cresce. Tem muita gente precisando, então a gente ajuda. Vi o anúncio da ação do Facebook da Prefeitura, então trouxe a Simone. E como tinha os fios da minha filha mais velha guardados, trouxe também?, disse Maria Joelma.

Dona de uma cabeleira que vai até abaixo da cintura, a auxiliar de serviços gerais, Claudia Gonçalves, não cortava o cabelo desde os 10 anos, só aparava as pontas. No entanto, ela se animou com a possibilidade de ajudar outras mulheres em tratamento. ?Vou ajudar quem está precisando. Essa doença é muito difícil?, disse emocionada, após o corte.

Também sem esconder as lágrimas, a dona de casa Nicilnede de Jesus Santos, decidiu abrir mão das madeixas em solidariedade. ?Meu marido está com câncer de próstata. Somos da Bahia e viemos ao Estado para o tratamento. Fico muito feliz ao ter a oportunidade de ajudar quem está passando por isso?, afirmou.

Único homem a se render à tesoura, o autônomo Milton Frinhani abriu mão dos cabelos longos que era sua marca registrada há anos, em prol da boa causa. ?Há muito tempo quero fazer essa doação. Quero levar a foto do antes e depois para a minha esposa ver?, disse.

O Dia D de doação de cabelos foi uma realização das secretarias de Comunicação (Secom), de Promoção de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), de Direitos Humanos (Sedir) e de Administração (Sead) da Serra. As mechas serão doadas à Associação de Apoio no Combate ao Câncer (AACC).