Dia D de vacinação na Serra teve boa adesão

A campanha continua nas unidades, que funcionam de segunda a sexta, das 07 às 17 horas

Dia D de vacinação na Serra teve boa adesão

Texto: Simone Delevedove
 Fotos: Divulgação/PMS

As unidades de saúde do município da Serra ficaram lotadas de crianças, no último sábado (15), mas por um ótimo motivo: a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e atualização do calendário de vacinas, que teve uma boa adesão por parte dos pais e responsáveis pelos pequenos.

A campanha continua nas unidades, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas. No entanto, cada uma adota um horário específico para o funcionamento da sala de vacinação. Para mais informações, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público alvo. No caso da pólio, cerca de 30.000 crianças de seis meses a menores de cinco anos deverão receber as gotinhas.

A recomendação é que todas as crianças nessa faixa etária sejam imunizadas, já que a dose vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada quanto para reforçar a de quem está com o calendário em dia.

Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. A eficácia fica em torno de 90% a 95%. A vacinação é recomendada, mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza ou rinite.

Para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a dose deve ser aplicada.

Atualização

O município da Serra ainda está realizando a atualização do calendário vacinal da criança. Em único momento, são oferecidas diferentes vacinas: contra sarampo, rubéola e febre amarela, entre outras doenças. O evento contribui para a redução da incidência das enfermidades que podem ser prevenidas com vacinas, conforme o calendário básico de vacinação infantil.

As mães ou responsáveis devem procurar uma das 39 unidade de saúde para que a criança seja imunizada. Menores de cinco anos que estão com alguma vacina atrasada, poderão ter cartão de vacina atualizado. Os pais ou responsáveis devem levar o cartão da criança com documentação.

Unidades Regionais

Boa Vista - Rua Elias Thomaz, próximo Á Creche Casulo Menino Jesus.
Feu Rosa - Rua Vitória Régia, ao lado escola Marinete Lira.
Jacaraípe - Av.enida Minas Gerais.
Novo Horizonte - Avenida Brasil.
Serra Dourada - Avenida Brasília – Serra Dourada II.
Serra-Sede - Rua Independência, n° 09, Caçaroca.

Unidadas Básicas

André Carloni - Rua Rúbia, Jardim Batista, atrás da Igreja Católica do bairro.
Bairro de Fátima - Rua Ruy Barbosa, próximo à escola Clotilde Rato.
Barcelona - Avenida Londrina.
Barro Branco - Rua Tropical – ao lado da escola João Calmon.
Boa Vista - Rua Elias Thomaz – próximo à creche Casulo Menino Jesus.
Campinho da Serra - Avenida Vereador Jorge Caçulo, próximo à escola Adevalni Ribeiro.
Carapebus - Rua Dona Belmira de Oliveira, n° 03, próximo à Igreja Assembleia de Deus.
Carapina Grande - Rua Santana, próximo à creche do bairro.
Central Carapina - Avenida Brasil, ao lado da Praça.
Chácara Parreiral - Travessa Sílvio Romério, ao lado do Centro Comunitário.
Cidade Continental - Av. dos Índios, s/n – Setor América, próximo À Creche Primeiro Passo.
Eldorado - Avenida Martim Pescador, próximo à escola Mestre Álvaro.
Jardim Carapina - Rua Castelo, próximo escola municipal Padre Gabriel.
Jardim Tropical - Av. Central, s/n, próximo ao Bar do Esquerdinha.
José de Anchieta - Rua Peroba do Campo, s/n.
Laranjeiras Velha - Rua Francisco Domingos de Ramos, Nº 109.
Manguinhos - Rua Piraquira, s/n – próximo Restaurante Vagão.
Manoel Plaza - Rua K – Q 44, n° 6, próximo ao Terminal de Carapina.
Nova Almeida - Avenida Colatinense, s/n, Nova Almeida.
Nova Carapina I - Avenida Belo Horizonte, s/n, próximo à escola Jonas Farias.
Nova Carapina II - Rua Pedra Azul, n° 20.
Oceania - Avenida Meridional, Cidade Continental – setor Oceania, próximo ao Clube da Caixa Econômica.
Parque Residencial Laranjeiras - Rua Coelho Netto, ao lado dos Correios.
Pitanga - Rua Aristides Corrêa, Praça Central.
Planalto Serrano B - Avenida Brasília  – Bloco B.
Porto Canoa - Rua Bico de Lacre, próximo ao Supermercado Dalmerry.
São Diogo - Rua Joaquim Nabuco, ao lado do Centro Comunitário.
São Marcos - Rua Maceió, s/n, ao lado Escola São Marcos.
Taquara I - Rua Sabino Rosa, s/n.
Taquara II - Rua 13 de Maio, s/n, próximo à escola Manoel Lopes.
Vila Nova de Colares - Rua Rosa Ortolon Condi, s/n, próximo ao ponto final.
Vista da Serra - Rua Baixo Guandu, s/n, próximo à Creche Girassol.
Planalto Serrano A - Avenida Planalto, s/n, às margens da BR-101 Norte.