Dia da Árvore terá série de eventos na Serra

Dia da Árvore terá série de eventos na Serra

Texto: Marcio Scheppa

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está preparando uma série de eventos para comemorar o Dia da Árvore - 21 de setembro. A programação se prolongará por uma semana inteira em diversas áreas verdes de educação ambiental do município. Confira:

-Parque da Cidade (Laranjeiras)

Data: 21/9 (quarta-feira)

Visita monitorada e palestras para estudantes de escolas anteriormente agendadas

Horário: das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas

Os participantes vão conferir uma palestra sobre educação ambiental; visitar o Espaço Botânico; participar de atividades com o uso de microscópio; plantar mudas de Ipês no Parque; e produzir artesanato de materiais reutilizáveis com a oficineira Denyse Vianna.

-Sede da APA da Lagoa Jacuném (Barcelona)

Data: 21/09

Visita monitorada para estudantes de escolas anteriormente agendadas

-Sede da APA Mestre Álvaro

Data: 21/09

19h - Formatura dos "Agentes Ambientais Comunitários" dos bairros do entorno da APA Mestre Álvaro

-Centro de Educação Ambiental (CEA) Jacuhy

Data: 19/9 (segunda-feira)

Atividade: Abertura da semana com os alunos do Programa Jovem Sustentável

Data: 19/9 (segunda-feira)

Atividade: Formação de professores de Cariacica

Tema: Educação Ambiental nas Escolas

Data: 20/9 (terça-feira)

Atividade: Tour no CEA Jacuhy e plantio de mudas (para estudantes de escolas anteriormente agendadas)

Data: 20/9 (terça-feira)

Atividade: Tour no CEA Jacuhy e plantio de mudas (para atendidos no Centro Pop de Serra)

Data: 22/9 (quinta-feira)

Atividade: Recepção de expositores e montagem da 1ª Mostra de Sustentabilidade do CEA Jacuhy

Horário: 8h às 12h

Data: 22/9 (quinta-feira)

Atividade: Workshop de Ikebana

Técnica que enfatiza os aspectos lineares do arranjo floral: vaso, caule, folhas e ramos, além das flores.

Horário: 13h às 16h30

Obs.: Evento destinado ao Grupo da Terceira Idade da Associação de Moradores de Eurico Sales, porém, caso haja procura, serão realizadas inscrições para novas edições. Cada participante deverá levar uma peça/louça onde será confeccionado seu arranjo.

Descrição do Tour no CEA Jacuhy: Conversa no auditório com exibição de vídeo; visita à sala de arqueologia; Visita à exposição de arte; Visita às ferramentas de tecnologias renováveis e captação de água de chuva; Trilha Ecológica; Lanche no espaço Convive; Plantio de mudas e Ecojogo ou EcoParque.

Calendário de Atividades - 1ª Mostra de Sustentabilidade no CEA Jacuhy

Data: 23/9 (sexta-feira)

Abertura da Mostra

Público Alvo - Estudantes (Arquitetura, Meio Ambiente, Paisagistas, etc) e comunidade em geral.

Horário: 13h às 17h

Programação - Visita aos estandes e aulas práticas para grupos acompanhados de professores.

Data: 24/9 (sábado)

Programação:

13h - Abertura e Boas Vindas

13h30 às 15h - Palestras: Arquitetura Sustentável, Energia Solar e Reaproveitamento de Água de Chuva.

A partir das 15h: Visitação aos estandes com demonstrações e tira dúvidas.

Outras atividades: degustação; sorteio de brindes; doação de mudas de Ipê Amarelo; brincadeiras no Ecoparque; Food Trucks.