Servidores vão participar de conscientização sobre violência contra idosos

Estão programadas atividades nas próximas terça e quarta-feira em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado na quinta-feira

Servidores vão participar de conscientização sobre violência contra idosos

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Prevenir todas as formas de violência contra a terceira idade é o objetivo de encontros que a Serra promove nesta semana em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, na próxima quinta-feira, 15 de junho.

Na terça-feira (13), idosos da região metropolitana estarão reunidos em um ato público em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo, a partir das 13h30, para chamar a atenção da sociedade sobre a violência física e psicológica, esta mais comum do que se imagina, segundo técnicos da área.

Já no dia 14, será realizada uma discussão sobre o tema com o promotor de justiça Luiz Antônio Souza Silva, os servidores da Prefeitura que atendem a terceira idade e os usuários dos serviços municipais. “É muito importante as pessoas entenderem o que é violência, como ela se caracteriza, como denunciar e combater esse crime”, comenta a secretária de Assistência Social da Serra, Elcimara Rangel.

A palestra será no Centro de Convivência da Terceira Idade, em Serra-Sede, às 13h30. Os dois eventos são promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal do Idoso e Rede Alsa.

O  Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não a aceitar como normal.

Serviços

A Serra conta com uma Rede de Atendimento ao Idoso, com serviços de convivência e de acolhimento. Segundo Elcimara, os serviços de convivência, que oferecem grupos de apoio, oficinas e atividades físicas também fazem parte da prevenção da violência. “Observamos que quando estão em atividade os idosos sentem que ainda podem ser úteis, têm uma motivação a mais para viver, ficam mais ativos, não precisando de gente para cuidar deles.”

Levantamento da Prefeitura mostra que 90% da violência praticada contra o idoso tem como responsáveis pessoas da própria família. Em 2016, a Rede da Serra atendeu a cerca de 100 casos de violência, sendo quase 70% relacionados a negligência ou abandono.

Os dados apontam que as mulheres são as maiores vítima do abuso. Atualmente, mais de 80 idosos estão em abrigos de longa permanência no município.

Onde conseguir ajuda:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas): em caso de violação, a porta de entrada é o Creas, que  vai prestar atendimento, encaminhar denúncia para o Ministério Público e colocar o idoso em abrigo, caso necessário.

Creas Laranjeiras: Rua Lima Barreto, 91. Telefone: 3328-6717

Creas Serra-Sede: Rua Rogério Norbim, 130. Telefone: 3291-5521

Centro de Referência da Assistência Social (Cras): a denúncia também pode ser feito em algum dos Cras da Serra.

Instituições de Longa Permanência para o Idoso: a Serra tem convênio com abrigos para onde o idoso poderá ser encaminhado

Confira a agenda do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

- Ato Público

Data: 13 de junho (terça-feira)