Dia do feirante: tradição de tio para sobrinho

Podem passar décadas, mas a tradição da família Salomão na agricultura se perpetua com os parentes que vão nascendo. Eles cultivam produtos que ganham cada vez mais o mercado, são alimentos produzidos naturalmente sem a adição de agrotóxicos.

Dia do feirante: tradição de tio para sobrinho

Texto: Rafael Ferraz - Foto: Bianca Nascimento/Secom-PMS

Lindomar Salomão tem 40 anos e trabalha no campo desde a adolescência. Os machucados nas mãos revelam que ele mesmo havia plantado, cultivado e colhido as hortaliças, verduras e vegetais. “Temos uma meta, oferecer produtos de qualidade e que sejam saudáveis para os nossos clientes”, afirma.

Com orgulho, Lindomar apresentou o certificado de que os produtos são naturais. O Instituto Chão Vivo é uma entidade capixaba sem fins lucrativos, e tem como missão a divulgação da agricultura de base ecológica, que visa proteger o agroecossistema. A família Salomão recebeu o certificado em 2015, desde então a placa fica exposta para os consumidores.

A família é pomerana, natural de Santa Maria de Jetibá, região serrana do Espírito Santo, mas as vendas acontecem mesmo aqui na Serra, há mais de 20 anos. Pela barraquinha, que fica toda quarta-feira no Bairro de Fátima, já passaram tios, primos e até o pai dele. Em 2018, quem veio para a feira foi o sobrinho Anesio Salomão, 16 anos, que afirma que não pensa em deixar a tradição familiar de lado. “Me sinto bem. No campo eu me encontro com a natureza, aqui na cidade eu me conecto com as pessoas”, completou.

Há quem pense que por ser um produto natural, seja vendido de forma mais cara. Na barraca do Salomão os produtos são vendidos com preço único. Um pé sai por R$ 2 (dois reais), mas se levar três pés eles saem por R$ 5. Os alimentos são dos mais variados possíveis, somando mais de 50 tipos.

Feiras

Hoje, dia 25 de agosto, é comemorado o Dia do Feirante. Dia de homenagear a categoria que está espalhada por todo o Brasil, semeando os mais diversos alimentos. As feiras ao ar livre já são tradição na Serra para quem procura alimentos saudáveis e de qualidade. Ao todo, são 38 feiras espalhadas pelo município, que funcionam de terça à domingo.

Para fazer parte do time de vendedores das feiras livres da Serra, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3291-2319. A prefeitura fornece a autorização de comercialização.

Veja a programação das feiras na Serra:

Terça-feira

Bairro: Serra-Sede (orgânica). Endereço: avenida Getúlio Vargas. Horário: 15 às 21 horas

Bairro: Castelândia. Endereço: rua Natalino Ribeiro. Horário: 15 às 21 horas

Bairro: Valparaíso (orgânica). Endereço: avenida Guarapari. Horário: 15 às 21 horas

Bairro: Taquara II. Endereço: rua Treze de Maio. Horário: 15 às 21 horas

Quarta-feira

Bairro: Nova Almeida. Endereço: avenida Colatinense. Horário: 6 às 13 horas

Bairro: Serra Dourada ||. Endereço: avenida Belo Horizonte. Horário: 6 às 13 horas

Bairro: Chácara Parreiral. Endereço: rua Cecília Meireles. Horário: 15 às 21 horas

Bairro: Bairro das Laranjeiras. Endereço: rua Santa Luzia. Horário: 15 às 21 horas

Bairro: Bairro de Fátima (orgânica). Endereço: rua Olívia Luzia. Horário: 15 às 21 horas