Dia Mundial contra a Homofobia: respeito às escolhas e diferenças

Uma das ações marcantes na Serra é a Semana de Cidadania LGBT, que acontece em novembro, que inclui seminário técnico e o manifesto LGBT na praia de JacaraípeDia Mundial contra a Homofobia: respeito às escolhas e diferenças

Dia Mundial contra a Homofobia: respeito às escolhas e diferenças

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (17) é o Dia Internacional contra a Homofobia, data importante para se discutir o tema, que é trabalhado pela Secretaria de Direitos Humanos da Serra (Sedir) diariamente. O objetivo é desconstruir preconceitos, intolerâncias, propor a convivência harmoniosa e a garantia dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais por meio de diversas ações.

A Sedir fomenta e apoia as ações do Fórum LGBT da Serra, um espaço de discussão e de formulação de ações e subsídios para a elaboração de políticas públicas. Em 2016 foi constituído um Grupo de Trabalho, composto por técnicos de diversas secretarias municipais para discutir e debater formas mais humanizadas de atendimento à população LGBT pela municipalidade, bem como, criar um fluxo de atendimento em cada secretaria.

Uma das ações marcantes na Serra é a Semana de Cidadania LGBT, que acontece em novembro, que inclui seminário técnico e o manifesto LGBT na praia de Jacaraípe.

Desde 2011 a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, realiza um curso de formação para professores, denominado Educação para as Relações Étnico-raciais e a Diversidade, o qual já capacitou mais de 700 profissionais da educação e no qual são abordados conceitos como gênero, sexualidade, identidade de gênero e diversidade sexual e situações do cotidiano escolar envolvendo as referidas questões. O curso é realizado no Centro de Formação de Professores da Prefeitura Municipal da Serra.