Dragagem do rio Jacaraípe em fase final

Além de reduzir os alagamentos, a dragagem tem o papel de melhorar a qualidade de vida dos moradores e revitalizar o rio, com os serviços que foram feitos no local

Dragagem do rio Jacaraípe em fase final

Texto: Sinval Paulino - Foto: Jansen Lube

Uma das obras mais esperadas pelos moradores da Serra, a dragagem do rio Jacaraípe, já está em sua fase final, com 80% dos trabalhos concluídos. A expectativa é grande devido à importância histórica e turística do rio, além de ajudar a reduzir os alagamentos e revitalizar a região.

De acordo com a Secretaria de Obras, a obra está sendo feita em uma região de influência de mais de 50 mil pessoas e, quando estiver pronta, vai contar com 2 quilômetros de ciclovia e pista de caminhada margeando o rio, o que vai ajudar a evitar ocupações irregulares na região.

O secretário de Obras, João Meneses, afirmou que, além de reduzir os alagamentos, a dragagem tem o papel de melhorar a qualidade de vida dos moradores e revitalizar o rio, com os serviços que foram feitos no local.

Segundo ele, em alguns pontos, o rio Jacaraípe estava com apenas cinco metros de largura, além do problema do assoreamento. Hoje, com a obra, estes trechos ficaram com 30 metros de largura e o rio ganhou mais vazão.

Para isso, além do trabalho de alargamento e dessassoreamento, foram feitas desapropriações e retirada de ocupações irregulares nas margens, além de limpeza de alguns pontos, onde foram encontrados móveis e madeira depositados no leito do rio. Também foram alargadas pontes – como a Ponte Velha – melhorando a mobilidade e trazendo um novo visual para as margens do rio, um curso de água de 29 quilômetros que nasce entre os córregos do Mestre Álvaro e é parte importante no visual da cidade.