Mulher dá à luz em casa e é socorrida por equipe da Unidade de Feu Rosa

Enquanto estava atendendo na Unidade Regional de Saúde (URS) de Feu Rosa, equipe médica foi abordada pela Polícia Militar. Uma mulher fazia seu parto sozinha em casa e precisava de ajuda

Mulher dá à luz em casa e é socorrida por equipe da Unidade de Feu Rosa

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação/Secom-PMS

Na última sexta-feira (31), o médico Rafael Rangel Spelta teve uma grata surpresa. Enquanto estava atendendo na Unidade Regional de Saúde (URS) de Feu Rosa, ele e seus colegas de equipe foram abordados pela Polícia Militar. Uma mulher fazia seu parto sozinha em casa e precisava de ajuda.

Junto com a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem, foram à casa de Juliana Machado da Silva. Foi Rafael quem cortou o cordão umbilical da pequena Vitória, que tinha acabado de nascer.

“No momento, ficamos apreensivos por ser algo dentro de uma residência e sem todo o suporte de uma maternidade ou hospital. Porém, eu, toda a equipe do posto de saúde, a Polícia Militar e o Samu, todos nós demos o nosso melhor e tudo ocorreu bem”, explicou.

Rafael se formou há um mês em medicina, e estava atuando na URS Feu Rosa há poucos dias. “É gratificante poder participar desses momentos”, comentou. A neném e a mamãe Juliana foram encaminhadas, logo após o atendimento médico, para a Maternidade de Carapina. As duas passam bem.

Além do médico, também participaram do atendimento Neila Aguiar Valentim de Soua, Geane Carneiro, Ronaldo Adriano Rabelo, Wildson Nunes Valverde e Renata da Silva Ferreira.