Exposição com esculturas de cerâmica da Rainha do Congo nesta terça-feira (30)

Trata-se de um conjunto de 125 esculturas de cerâmica da rainha do congo. A exposição, que acontece apenas nesta terça, será a partir das 18h na Casa do Congo, na rua Cassiano Castelo, 22, Centro.

Exposição com esculturas de cerâmica da Rainha do Congo nesta terça-feira (30)


Texto: Gabriela Conti - Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (30), será realizada a abertura da exposição Rainha do Congo, da artista plástica e ceramista capixaba Elaine Sohelo. O projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura Chico Prego, da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur). 

Trata-se de um conjunto de 125 esculturas de cerâmica da rainha do congo. A exposição, que acontece apenas nesta terça, será a partir das 18h na Casa do Congo, na rua Cassiano Castelo, 22, Centro, Serra, ao lado do Museu Histórico da Serra. O evento terá ainda a apresentação da Banda de Congo Mirim. 

"A minha intenção, ao idealizar o projeto, foi divulgar o Congo. Então procurei um personagem que pudesse representá-lo bem. Por isso, pensei na Rainha do Congo, que leva o estandarte da banda", contou Elaine.

A artista entregará à Setur 85 unidades da escultura. "As esculturas foram feitas com cerâmica, à mão. Não leva nenhum material que não seja cerâmica, nem tinta", revelou. 

Segundo Elaine,  a ideia é que as esculturas levem o Congo e nome do município para além das nossas fronteiras. "Servirão para presentear visitantes e autoridades de outros municípios e estados, para que essas pessoas saibam mais um pouco da história da cidade, do Congo e da Festa de São Benedito. Espero despertar a curiosidade de outras pessoas, para que elas façam, quem sabe, uma pesquisa mais aprofundada sobre o Congo", explicou.

 

Serviço

Abertura da exposição Rainha do Congo

Quando: Terça, dia 30, a partir das 18h 

Onde: Casa do Congo, na rua Cassiano Castelo, 22, Centro, Serra, ao lado do Museu Histórico da Serra

Atrações: abertura com fala da artista plástica Elaine Sohelo e apresentação da Banda de Congo Mirim

Quanto: Grátis