Final de semana de Festa para São Benedito na Serra

Festejos acontecem entre sábado (24) e terça-feira (27)

Final de semana de Festa para São Benedito na Serra

Texto: Julius Carvalho - Foto: Arquivo/Secom

A festa de São Benedito – uma das mais tradicionais da Serra – chega ao seu ponto alto. Neste sábado (24), logo às cinco da manhã, o morador de Serra Sede será despertado com uma alvorada de Natal embalada pelas bandas de congo Konschaça e a Banda de Música Estrela dos Artistas na Igreja Matriz. Logo depois, os músicos percorrem as principais ruas do município.

No domingo de Natal a programação começa às 10 horas com a Missa de Natal. Às 20, tem a puxada do navio Palermo – todo enfeitado – sai do bairro Caçaroca puxado por fiéis pelas ruas de Serra Sede carregando o mastro. O cortejo é acompanhado por bandas de congo, a Banda Estrela dos Artistas.

A segunda-feira (26), começa com a Missa do Serrano na Igreja Matriz às 9 horas. Às 11, tem solenidade na Câmara de Vereadores com a transferência da capital do Estado para a Serra. E entrega de títulos de Cidadão Serrano. E às 19 horas, mais uma vez o navio é puxado pelas ruas do município por devotos de São Benedito levando o mastro para ser fincado próximo a Igreja Matriz.

A festa é promovida pela Associação das Bandas de Congo e conta com apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra (Setur).

Tradição

Segundo a tradição um navio que carregava escravos pela costa do Espírito Santo, naufragou. Os homens suplicaram proteção de São Benedito. Foi quando conseguiram se salvarem agarrados ao mastro que se desprendeu do navio e assim foram levados até a praia.

Confira a programação completa da Festa de São Benedito:

Dia 24 (sábado)

5 h – Alvorada de Natal com a participação da banda de congo Konschaça e a Banda Estrela dos Artistas

Dia 25 (domingo)

10 h – Missa de Natal

18 h – Missa e procissão de Natal e de São Benedito

20 h – Puxada do navio Palermo acompanhada por bandas de congo e a Banda Estrela dos Artistas

22 h – Show com Lucas e Tiago

23 h -  Show com Alemão do Forró

Dia 26 (segunda-feira)

9 h – Missa do Serrano na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Apresentação de bandas de congo e Banda Estrela dos Artistas

11 h – Solenidade na Câmara de Vereadores: transferência da capital do Estado para a Serra. E entrega de títulos de Cidadão Serrano