Fiscalização apreende 25 pássaros silvestres em operação

Além dos 25 pássaros silvestres, foram apreendidos um jabuti e um papagaio, em operação em conjunto com a Polícia Ambiental. A ação ocorreu em várias residências nos bairros Novo Porto Canoa e Serra Dourada II

Fiscalização apreende 25 pássaros silvestres em operação

Texto: Gabriela Conti - Foto: Divulgação

Na manhã de sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio da Fiscalização Ambiental da prefeitura, apreendeu 25 pássaros silvestres, um jabuti e um papagaio, em operação em conjunto com a Polícia Ambiental. A ação ocorreu em várias residências nos bairros Novo Porto Canoa e Serra Dourada II.

A multa para quem for pego com animais silvestres varia de R$ 50 a R$ 300, mais R$ 50 por espécie, e para animais que estão na lista de extinção é de R$ 100. Se tiver mais de três unidades, é caracterizado como comércio ilegal e a multa é aplicada em dobro. Com mais de 10 unidades, é considerado tráfico de animais e multa é multiplicada por cinco.

Os animais apreendidos são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Ibama. Lá, eles são avaliados e posteriormente enviados para o Sereias, do Ibama.

O telefone para acionar a Fiscalização para recolher animais silvestres é 99951-2321/ 0800 283 9780 e o e-mail é dfa.semma@serra.es.gov.br.