Formigas Bordadeiras: local recebe cerca de 5 mil visitantes por ano

Local conta com mais de 14 mil folhas bordadas com mensagens consideradas divinas
Formigas Bordadeiras: local recebe cerca de 5 mil visitantes por ano
TEXTO: Gabrielle Tallon   FOTO: Rafael Ferraz/Secom-PMS

Conhecida Brasil afora como Santuário das Formigas Bordadeiras, a Associação Nossa Senhora das Lágrimas faz parte do circuito de turismo religioso da Serra, e ganhou destaque devido aos fenômenos que lá acontecem.

Segundo Christina Altoé, uma das voluntárias que recebe os visitantes, a primeira manifestação ocorreu em 21 de novembro de 1990, quando uma imagem de Nossa Senhora da Penha derramou lágrimas. Em 1996, apareceram as primeiras folhas com desenhos e, em julho de 2005, encontraram a primeira frase escrita nas folhas. Naquele mesmo ano, o local passou a ser aberto para visitação.

Nas várias árvores do local, como goiabeira, mangueira, castanheira, entre outras, é possível ver as formigas em trabalho, fazendo várias perfurações nas folhas. Em algumas delas, é possível encontrar inscrições que são sempre em português e fazem menção a passagens bíblicas.

As mais de 14 mil folhas guardadas em estantes de vidro são conservadas naturalmente, sem nenhum tipo de produto. “Quando a folha cai e vai para a entrada da casa, colhemos, fazemos a transcrição e depois colocamos diretamente no vidro”, conta Christina.

Mais de 400 visitantes, em média, passam pelo local mensalmente, que é mantido por meio do trabalho de aproximadamente 30 voluntários.

Serviço

Santuário das Formigas Bordadeiras

Endereço: R. Aldari Nunes, 162, São Lourenço, Serra/ES, 29176-856

Horário de funcionamento:

- Segunda à sexta-feira, das 13 às 16h

- Missa aos terceiros sábados de cada mês

Telefone: (27) 3325-7795

Site: http://www.anslagri.org.br/