Futuros engenheiros visitam obras do Hospital Materno Infantil da Serra

Futuros engenheiros visitam obras do Hospital Materno Infantil da Serra

Texto: Sinval Paulino - Foto: Divulgação

Estudantes de Engenharia Civil conheceram nesta terça-feira (2) o processo de construção do Hospital Materno Infantil da Serra, uma das maiores obras públicas em andamento no Estado atualmente. Na visita, os futuros engenheiros puderam conhecer os detalhes técnicos, a tecnologia e os procedimentos que estão sendo usados para garantir economia, agilidade, funcionalidade e segurança ao novo hospital.

A visita técnica faz parte de um projeto do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) chamado “Da sala de aula para o mercado de trabalho”, cujo objetivo é mostrar aos estudantes como a teoria está sendo aplicada, segundo explicou o engenheiro Jaime Oliveira Veiga, idealizador do projeto, que acompanhou a professora e os 36 estudantes do curso de Engenharia Civil da Faesa.

“Nós fomos recebidos pelo secretário de Obras, João Meneses, que falou para os alunos, explicou os processos técnicos e de segurança e se colocou à disposição para nos ajudar neste projeto”, disse Veiga, que é coordenador do Crea-ES e diretor de Valorização Profissional da Sociedade de Engenharia do Espírito Santo.

João Meneses explicou que, a pedido do prefeito Audifax Barcelos, todas as obras da prefeitura estão abertas a visitas técnicas, já que é importante que os futuros profissionais conheçam o processo de construção de obras públicas, vejam os esforços do setor público para manter estas construções e os procedimentos que são usados.

Na obra, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer o processo de construção da laje protendida, detalhes arquitetônicos e o planejamento dos diversos sistemas de maneira integrada, segundo destacou o estudante Alan Uliana, 22 anos, do 9º período de Engenharia Civil da Faesa.

“Achei interessante o sistema de lajes, que permite a criação de grandes vãos, próprios dos espaços públicos que recebem grandes quantidades de pessoas. Tecnicamente, vai deixar um aspecto melhor, o pé direito mais alto”, explicou Uliana, que também se impressionou com a fachada do hospital. “A fachada com colunas arredondadas e vigas em formato de arco deixa um aspecto moderno”, avaliou.

A professora Joyce Oliveira Tosta, que acompanhou os alunos da disciplina Construção Civil I, disse que o mais importante destas visitas é que os jovens podem associar a teoria à prática. “Aquilo que a gente não consegue mostrar, por mais que use recursos, eles podem ver sendo feito na prática”, disse.

Segundo ela, os estudantes nunca haviam visto o sistema que está sendo usado nesta obra, que depende de mão-de-obra mais qualificada e garante economia e agilidade à construção. Os estudantes receberam informações também sobre as normas de segurança usadas no processo e o sistema de energia solar que será usado para pré-aquecer a água e produzir energia elétrica para as áreas de uso comum e áreas de serviços.

“Concluímos que é uma estrutura robusta, uma obra de grande porte e os alunos puderam acompanhar esta etapa importante de alvenaria”, disse a professora.

O Hospital Materno Infantil é uma estrutura de sete blocos em um terreno de 25 mil metros quadrados na região de Laranjeiras, perto do terminal rodoviário, com 15 mil metros de área construída. A unidade vai atender 6.200 gestantes por ano, com uma equipe de aproximadamente 130 profissionais, entre pediatras, clínicos, obstetras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e outros. Serão 120 leitos, sendo 60 maternos e 60 pediátricos.