Futuros guardas municipais têm aula com idealizador da Polícia Interativa no Brasil

A atividade faz parte do Curso de Promotor de Polícia Comunitária que está sendo ofertado durante esta semana para os 63 alunos do curso de formação

Futuros guardas municipais têm aula com idealizador da Polícia Interativa no Brasil


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Bruno Leão

Os alunos da 2ª Turma do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal da Serra tiveram na manhã da última segunda-feira (10) uma aula com o coronel da reserva e professor Júlio Cezar Costa, idealizador do “Método Interativo de Segurança Cidadã”.  A atividade faz parte do Curso de Promotor de Polícia Comunitária que está sendo ofertado durante esta semana para os 63 alunos do curso de formação.

Durante a aula, eles tiveram contato com conceitos e princípios teóricos empregados no campo da segurança pública e conheceram exemplos concretos, como a polícia interativa implantada em Guaçuí na década de 1990 e os trabalhos desenvolvidos atualmente pela Guarda Municipal em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

“Acompanho o trabalho que está sendo desenvolvido na Serra e tenho visto os grandes resultados que o poder público municipal em parceria com a sociedade tem alcançado. Dos 5.561 municípios brasileiros, menos de 20 % hoje encaram essa realidade ofertando à população uma guarda municipal que trabalha em prol dela”, disse o coronel Júlio Cezar Costa, que é especialista em Segurança Pública e Gestão Estratégica e atua como consultor sênior em Planejamento da Ordem Pública e Segurança Cidadã.

O secretário de Defesa Social Jailson Miranda destaca que o coronel Júlio Cezar Costa é um dos maiores estudiosos em segurança pública do Espírito Santo e do Brasil e que a aula tem muito a agregar na formação dos futuros guardas municipais da Serra.

“A atuação da nossa Guarda Civil Municipal é pautada pela proximidade com as comunidades, em buscar a promoção de ambientes seguros por meio da prevenção. Ao trazer um dos grandes especialistas no assunto para falar com os guardas que estão concluindo a formação, reforçamos esses conceitos junto à nossa corporação”, explica Miranda.