Governo e prefeitura anunciam novas ciclovias e sinalização na Serra

Governo e prefeitura anunciam novas ciclovias e sinalização na Serra

Texto: Rafael Ferraz - Foto: Rafael Ferraz

A Serra vai ganhar mais 10 quilômetros de ciclovias e sinalização, que vão beneficiar pelo menos 25 bairros e mais de 100 mil pessoas diretamente. Até janeiro, todo o trecho da Avenida Norte Sul na Serra vai receber nova sinalização horizontal e vertical. Além disso, no segundo semestre de 2019, obras vão ampliar em 10 quilômetros (km) a malha cicloviária do município, que hoje é de 56,31km.

A ordem de serviço para a manutenção na Avenida Norte Sul foi dada nesta quinta-feira (18) pelo prefeito Audifax Barcelos e pelo governador Paulo Hartung. Eles também assinaram outros três convênios para recapeamento e construção de ciclovia no trecho da Norte Sul que fica na altura do bairro Colina de Laranjeiras; pista de caminhada e ciclovia na Avenida Talma Rodrigues, entre os bairros Civit II e Portal de Jacaraípe; e ciclovia na Avenida José Rato, entre Hélio Ferraz e Bairro de Fátima.

Com a parceria firmada com o Governo do Estado, a Serra dará um passo importante para o aumento de ciclovias. Ao todo, o município tem 56,31 quilômetros de ciclovias/ciclofaixas, e um plano cicloviário prevê a implantação de novas vias para ciclistas. São mais de 100 quilômetros previstos. “Estamos avançando ainda mais com as intervenções. A partir deste momento, daremos um passo na modernização de três novas avenidas importantes do município”, destacou Audifax Barcelos.

Norte Sul
O investimento para a implementação da sinalização horizontal e vertical da Avenida Norte Sul será de R$ 1,18 milhão, e será aplicado nos 10 quilômetros de extensão da via na Serra. A avenida é importante interligação com o principal complexo industrial do Espírito Santo, a área de Civit I e II.

A Avenida Norte Sul ganhou este nome por cortar o maior município do Espírito Santo. Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano, Mirian Soprani, as 110 novas placas verticais e faixas horizontais vão ajudar o trânsito do local. “Os estudos técnicos apontaram que é necessário. Essa manutenção vai proporcionar um trânsito mais seguro na região”.

Também na Avenida Norte Sul, entre o Terminal de Laranjeiras e o trevo do bairro Colina de Laranjeiras, será feito recapeamento e implantação de ciclovia, um investimento de R$ 2,7 milhões. A previsão é para inauguração em dezembro de 2019.

José Rato
Os dois quilômetros da Avenida José Rato também vão ganhar uma ciclovia. A obra será feita no canteiro central da via, mas a urbanização da avenida será mantida. O canteiro será reduzido e a ciclovia será construída no mesmo nível da pista dos veículos. Também vão ser feitos urbanização nas Avenidas José Rato e Rio Amazonas e ciclofaixa na Rua Calixto Tamanini. O investimento será de R$ 3,7 milhões, e a obra será entregue até o final de 2019.

Talma Rodrigues
Já a Avenida Talma Rodrigues receberá ao longo dos seus sete quilômetros ciclovia, pista de caminhada, urbanização e paisagismo na parte central da via. Ao todo, serão investidos R$ 6,5 milhões, o que vai proporcionar mais qualidade de vida e opção de transporte. A nova via, que terá até quatro metros de largura em toda a extensão, será entregue no segundo semestre de 2019.

Projeção da Avenida Talma Rodrigues:

Projeção da Avenida Talma Rodrigues