Vacinação contra gripe em 38 postos da Serra no Dia D

Vacinação contra gripe em 38 postos da Serra no Dia D

Texto: Amanda Amaral - Foto: Jansen Lube

A Prefeitura da Serra irá realizar o Dia D de vacinação contra a gripe Influenza, no dia 13 de maio, em 38 Unidades de Saúde do município, das 8h às 17 horas. O evento faz parte da Campanha Nacional, que termina no dia 26 de maio. É muito importante que as pessoas se imunizem antes da chegada do inverno, período de maior incidência da doença. Mesmo quem se imunizou no ano passado, deve tomar a vacina novamente.

No dia 13 de maio serão disponibilizadas 20 mil doses e as pessoas inseridas nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, incluindo os professores ativos em sala de aula.

As Unidades de Saúde que irão vacinar no Dia D são: André Carloni, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Boa Vista, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Eldorado, Feu Rosa, Jacaraípe, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Manoel Plaza, Nova Almeida, Central Carapina, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Oceania, Parque Residencial Laranjeiras, Pitanga, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, Porto Canoa, São Diogo, São Marcos, Taquara I, Taquara II, Vila Nova de Colares, Vista da Serra, Novo Horizonte, Serra Dourada, e Serra-Sede.

Cabe ressaltar que, especialmente no dia 13 de maio, não haverá vacinação no CRAS de Laranjeiras e na Maternidade de Carapina.

Ao todo, mais de 80 mil pessoas serão imunizadas na Serra durante a Campanha Nacional promovida pelo Ministério Público. A vacina contra a gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Documentação dos grupos prioritários:

GRUPO PRIORITÁRIO

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

DOCUMENTO OPCIONAL

Pessoas com mais de 60 anos

Documento com foto.

Carteira de Vacinação

Crianças 6 meses a 5 anos

Documento com foto do responsável;

Carteira de Vacinação.

Grávidas

Documento com foto;

Cópia do cartão de gestante ou exame de gravidez.

Carteira de Vacinação

Mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes da vacina (puérperas)

Documento com foto;

Cópia do cartão de gestante ou da declaração de nascido vivo.

Cartão de vacinação

Pessoas com doença respiratória crônica¸ doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados, portadores de trissomias

Documento com foto;

Cópia do laudo médico ou cópia da receita para medicação contínua.

Cartão de vacinação

Professores regentes em sala de aula

Documento com foto;

Declaração da instituição de ensino de que é regente em sala de aula.

Profissionais da Saúde

Documento com foto;

Cópia da carteira de trabalho ou cópia de documento comprobatório (CNPJ, RPA, ISS, outros)

Cartão de vacinação

•             Crianças que nunca se vacinaram contra gripe vão tomar a vacina em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses.

•             Crianças que já receberam anteriormente duas doses da vacina receberão apenas uma dose em 2017.

Também serão imunizados conforme definição do Ministério da Saúde os indígenas, população encarcerada e funcionários do sistema prisional.

Vacinação durante a semana

De segunda a sexta-feira, a vacinação continua nas seis Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista, Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Serra Dourada II e Serra-Sede), além da Unidade de Saúde de Nova Almeida, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas.

Além das Unidades de Saúde, a Maternidade de Carapina também está atendendo as gestantes e mulheres que deram à luz até 45 dias antes da vacinação (puérperas), de segunda a sexta, das 8h às 12 horas.

Já os professores em atividade na sala de aula se vacinam exclusivamente no CRAS de Laranjeiras, de segunda a sexta, das 8h às 16 horas.

Estão sendo disponibilizadas aproximadamente 3.200 doses por dia nos pontos de vacinação, conforme previsão do Ministério da Saúde, que também definiu os grupos prioritários e a quantidade de doses para cada deles.