Vacina contra a gripe em 38 postos da Serra

Vacina contra a gripe em 38 postos da Serra

Texto: Amanda Amaral - Foto: Jansen Lube

A Secretaria Municipal de Saúde começou a distribuir, nesta terça-feira (9), doses da vacina contra Influenza para todas as Unidades de Saúde da Serra. Qualquer pessoa dentro dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde pode recorrer aos pontos de vacinação, de segunda a sexta, de acordo com o horário de atendimento de cada local.

Até a próxima sexta-feira (12) toda a entrega deverá ser concluída. As Unidades de Saúde que estão recebendo a vacina contra Influenza são: André Carloni, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Boa Vista, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Eldorado, Feu Rosa, Jacaraípe, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Manoel Plaza, Nova Almeida, Central Carapina, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Oceania, Parque Residencial Laranjeiras, Pitanga, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, Porto Canoa, São Diogo, São Marcos, Taquara I, Taquara II, Vila Nova de Colares, Vista da Serra, Novo Horizonte, Serra Dourada, e Serra-Sede.

Cabe ressaltar que a vacinação para gestantes e mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes da vacina (puérperas) continua na Maternidade de Carapina, de segunda a sexta, das 8h às 12 horas. Os professores ativos em sala de aula poderão recorrer a qualquer unidade de saúde, tendo em vista que a vacinação deste público específico deixará de ser feita no Cras de Laranjeiras.

Estão sendo disponibilizadas aproximadamente 3.200 doses por dia, e até o momento mais de 21 mil pessoas já foram imunizadas. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza termina no dia 26 de maio e a meta é de que 80 mil pessoas sejam vacinadas no município.

É muito importante que as pessoas se imunizem antes da chegada do inverno, período de maior incidência da doença. Mesmo quem se imunizou no ano passado, deve tomar a vacina novamente.

A vacina contra a gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Dia D

A Prefeitura da Serra irá realizar o Dia D de vacinação contra a gripe Influenza, no próximo sábado (13), em 38 Unidades de Saúde do município, das 8h às 17 horas. Serão disponibilizadas 20 mil doses às pessoas inseridas nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, incluindo os professores ativos em sala de aula.

As Unidades de Saúde que irão vacinar no Dia D são: André Carloni, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Boa Vista, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Eldorado, Feu Rosa, Jacaraípe, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Manoel Plaza, Nova Almeida, Central Carapina, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Oceania, Parque Residencial Laranjeiras, Pitanga, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, Porto Canoa, São Diogo, São Marcos, Taquara I, Taquara II, Vila Nova de Colares, Vista da Serra, Novo Horizonte, Serra Dourada, e Serra-Sede.

Acamados

Teve inicio nesta terça-feira (09), a vacinação de pessoas acamadas e atendidas por instituições que cuidam de idosos. A população deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para solicitar a visita da equipe de vacinação.

GRUPO PRIORITÁRIO

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

DOCUMENTO OPCIONAL

Idosos (maior de 60 anos)

Documento com foto.

Carteira de Vacinação

Crianças (de 06 meses a 05 anos)

Documento com foto do responsável ;

Carteira de Vacinação.

Gestantes

Documento com foto;

cópia do cartão de gestante ou do exame de gravidez.

Carteira de Vacinação

Puérperas (até 45 depois do parto)

Documento com foto ;

cópia do cartão de gestante ou da declaração de nascido vivo.

Cartão de vacinação

Comorbidades (Doença respiratória crônica¸ Doença cardíaca crônica, Doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesidade grau III, Transplantados, Portadores de trissomias)

Documento com foto;

cópia do laudo médico ou cópia da prescrição (receita) para medicação contínua.

Cartão de vacinação

Professores regentes em sala de aula

Documento com foto;

declaração da instituição de ensino de que é regente em sala de aula.

Trabalhadores da saúde

Documento com foto;

cópia da carteira de trabalho ou cópia de documento comprobatório (CNPJ, RPA, ISS, outros) .

Cartão de vacinação

•             Crianças que nunca se vacinaram contra gripe vão tomar a vacina em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses

•             Crianças que já receberam anteriormente duas doses da vacina receberão apenas uma dose em 2017