Novo grupo para pacientes com diabetes em Central Carapina

Esse é o segundo grupo para tratamento da doença formado em Central Carapina

Novo grupo para pacientes com diabetes em Central Carapina


Texto: Simone Delevedove
Foto: Divulgação/PMS

Na próxima segunda-feira (13), um novo grupo para pacientes com diabetes inicia o tratamento na Unidade de Saúde de Central Carapina. Qualquer paciente com a doença pode participar do grupo, basta procurar a unidade para obter mais informações. Esse é o primeiro projeto voltado apenas para pacientes diabéticos. 

O projeto já foi implantado nas Unidades de Saúde de Central Carapina e Barcelona. No decorrer do ano, o grupo será descentralizado para todas as unidades de saúde. De acordo com a Referência Técnica do Hiperdia/Tabagismo da Serra, Marize Prata, “o grupo tem por objetivo melhorar a adesão do paciente diabético ao tratamento”. 

Os grupos têm duração de um mês, com encontros semanais. No início, os profissionais farão um check up no paciente, com avaliações de exames sanguíneo, dos pés, dos olhos e da boca.

Na forma de “roda de conversa”, uma equipe multidisciplinar, composta por médico clínico geral, dentista, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, professor de educação física e enfermeiro, vai expor a importância do autocuidado para redução das complicações advindas da doença.

"Um paciente diabético pode ter que enfrentar renais, cegueira, amputação e mortalidade precoce, entre outros problemas. E isso pode ser evitado, se a pessoa aderir ao tratamento realizando o controle da glicemia”, afirma Marize Prata.