Guarda Municipal faz visitas de rotina a escolas e unidades de saúde da Serra

Guarda Municipal faz visitas de rotina a escolas e unidades de saúde da Serra

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Jansen Lube

A Guarda Civil Municipal da Serra tem como rotina de serviço visitas diárias a equipamentos públicos da Prefeitura, como escolas, unidades de saúde, praças, parques e centros de convivência.

Chamadas de visitas tranquilizadoras, são executadas pelas equipes das motocicletas e viaturas de serviço na região onde os espaços estão localizados. O procedimento vai além do simples patrulhamento, pois a orientação é que os guardas desembarquem e entrem nos recintos, onde observam o ambiente e interagem com os servidores e o público geral.

Não há um tempo pré-determinado para a permanência no local. Pode ser uma visita breve ou se estender de acordo com a necessidade, caso seja constatada pelos guardas ou informada pelo servidor.

Da mesma forma, não há um roteiro fixo. Um mesmo equipamento pode ser visitado mais de uma vez durante a escala de trabalho ou receber os agentes por vários dias seguidos se for preciso.

“Os agentes saem para o serviço sabendo que entre as atribuições do dia estão as visitas tranquilizadoras, porém elas não seguem um cronograma, pois as necessidades mudam a cada dia”, explica o secretário de Defesa Social Jailson Miranda.

Além de contribuir para o aumento da sensação de segurança no município, as visitas estreitam os laços da Guarda Civil Municipal com a comunidade. “Esta presença nos equipamentos públicos vai ao encontro do conceito de Guarda Civil Municipal focada na prevenção e na promoção de ambientes seguros, postura que iremos fortalecer no município da Serra”, destaca o secretário.