Guarda Municipal vai entrar em coletivos a partir desta quinta-feira (28)

Guarda Municipal vai entrar em coletivos a partir desta quinta-feira (28)

Texto: Marcos Sacramento

A Guarda Municipal da Serra começa a fazer, a partir desta quinta-feira (28), abordagens tranquilizadoras em ônibus, a fim de contribuir com as ações da Polícia Militar na prevenção aos assaltos no transporte coletivo.

As abordagens serão realizadas na parte da manhã e à tarde e contarão com apoio da Guarda de Trânsito.  Não serão feitas revistas nos passageiros, apenas uma verificação visual da situação.

No entanto, caso alguma situação suspeita seja constatada, os agentes poderão abordar e revistar indivíduos que estejam no veículo.

O secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues, explica que a ideia é aumentar a presença da GCM nos pontos de ônibus e, com isso, inibir as ocorrências de crimes nos coletivos. “O infrator vai pensar duas vezes antes de cometer um assalto, diante da possibilidade de se deparar com uma equipe da Guarda Municipal”.

Nylton Rodrigues salienta que a medida vem para contribuir com os esforços dos demais atores da segurança pública atuantes na Serra. “As abordagens vieram para complementar os trabalhos de policiamento ostensivo da Polícia Militar e as investigações executadas pela Polícia Civil”, destaca o secretário.

Os agentes que participarão das operações foram capacitados com um treinamento a respeito dos procedimentos operacionais de abordagens de transporte coletivo.