Guarda-vidas da Serra atenderam a mais de 12 mil ocorrências em janeiro

Eles atuam em 22 postos distribuídos ao longo das praias de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida, todos os dias das 8 às 18 horas

Guarda-vidas da Serra atenderam a mais de 12 mil ocorrências em janeiro


Texto: Marcos Sacramento

No mês de janeiro, os guarda-vidas da Serra registraram mais de 12.500 ocorrências, entre abordagens preventivas, atendimentos a crianças perdidas, informações turísticas, retiradas de objetos do mar e orientação sobre prática de esportes em locais inadequados.

Os profissionais atuaram em 32 ocorrências de princípio de afogamento, todas de grau 01, sem maior gravidade. O coordenador da equipe de guarda-vidas da Prefeitura da Serra, Luciano Dias, explica que essa ocorrência é a mais simples, em que a vítima aspira pouca ou nenhuma quantidade de água e sai da água sem desconfortos físicos, como mal-estar ou tontura.

Em relação às abordagens preventivas, que ajudam a evitar o afogamento, foram 9.200 atuações.

Os guarda-vidas fizeram também 88 atendimentos a crianças perdidas, deram informações a 2.167 pessoas, atuaram 886 vezes para retirar objetos do mar e 226 vezes para orientar a respeito da prática de esportes em locais inadequados (como surf e jet sky).

No total, o município da Serra dispõe de 98 profissionais, dos quais 92 são contratados temporários. Eles atuam em 22 postos distribuídos ao longo das praias de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida, todos os dias das 8 às 18 horas.