Mutirão em Jardim Carapina para entrega de escrituras

Ação começa nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, das 8 às 11h30, em Jardim Carapina
Mutirão em Jardim Carapina para entrega de escrituras
TEXTO: Eduardo Candeias   FOTO: Everton Nunes/Secom-PMS

A Secretaria de Habitação (Sehab) da Serra promoverá uma ação porta a porta no bairro Jardim Carapina, todas as quintas e sextas-feiras, com início nos dias 14 e 15, para viabilizar o atendimento das famílias dos imóveis beneficiados pela Regularização Fundiária.

A ação tem por objetivo dar nova oportunidade às famílias que ainda não compareceram ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para entregar os documentos necessários, e assim obter o tão sonhado documento de propriedade de seu imóvel, tudo com gratuidade.

Além disso, em parceria com a Sehab, o Sine Móvel, da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), também estará no bairro levando mais comodidade, oportunidade de emprego e cidadania aos moradores. Serão oferecidos os serviços de cadastro do trabalhador; encaminhamento a entrevistas de emprego; e agendamento para emissão de carteira de trabalho.

Segundo a secretária de Habitação da Serra, Cristiane Stem, esta é última oportunidade para que os moradores de Jardim Carapina consigam a tão sonhada escritura. “Toda a documentação de um imóvel incluindo a escritura, o registro do imóvel e o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) pode custar em torno de R$ 8 mil, dependendo do valor do bem, mas com esta ação porta a porta, as famílias conseguem obter a posse de forma gratuita”, afirma.

Para a confecções do título de propriedade do imóvel, os moradores devem ter em mãos o RG; CPF; Certidão de Nascimento e/ou Casamento, Divórcio ou Óbito, Documento de Aquisição do Imóvel e cópia do carnê de IPTU. O título será confeccionado no mutirão e entregue aos moradores em outra ocasião, após assinaturas e trâmites no cartório.

Escrituras

Em 2018, mais de 1.500 famílias realizaram o sonho de ter em mãos a escritura de seus imóveis. Até 2020, estão previstas a entrega de, aproximadamente, mais 5 mil escrituras. As famílias estão sendo contempladas por meio do projeto Serra, Meu Lar, da Sehab, que regulariza terrenos e entrega gratuitamente as escrituras aos moradores de vários bairros da cidade.

Números
1240 famílias contempladas em Jardim Carapina
109 famílias contempladas em Bicanga
167 famílias contempladas em Parque das Gaivotas

Sine Móvel

A van vai estacionar no bairro Jardim Carapina oferecendo os mesmos serviços que o órgão oferece em sua sede, em Portal de Jacaraípe, mas com a comodidade de ser próximo de sua casa. A unidade móvel funciona em uma van, adaptada com armários, ar-condicionado, impressora e mesas.

Vão ser realizados cadastro do trabalhador; encaminhamento a entrevistas de emprego, se houver vaga compatível com o perfil do profissional; e agendamento para emissão de carteira de trabalho.

Os interessados precisam levar carteira de trabalho, CPF, RG e comprovante de residência. Não é preciso levar currículo.

Serviço:
Escrituras + Sine Móvel

Data: quinta-feira (14)
Horário: das 8 às 11h30
Local: Jardim Carapina

Data: Sexta-feira (15)
Horário: das 8 às 11h30
Local: Jardim Carapina