História sobre o congo em Museu da Serra

Espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Entrada franca

História sobre o congo em Museu da Serra

Texto: Julius Carvalho - Foto: Marcio Scheppa

Em plena Festa de São Benedito o congo, uma das mais tradicionais culturas da Serra, se faz presente em quase toda a programação. Suas bandas acompanham o mastro desde a sua retirada, puxada e fincada como se apresentam no palco do lado da Igreja Matriz, em Serra Sede, como em desfiles pelas ruas da cidade.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre essa manifestação folclórica que mistura danças, músicas e trajes coloridos é só ir à Casa do Congo Mestre Antônio Rosa, em Serra Sede. O espaço fica no centro da cidade, na Rua Cassiano Castelo, s/n, embaixo do Museu Histórico da Serra. Fica aberto de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Entrada franca.

No local, o visitante encontrará boa parte da história do congo do município serrano. São fotografias, diversos tipos de casacas (instrumento tradicional do congo), tambores de vários tamanhos, um dos mastros usados numa das festas de São Benedito. Tem ainda standarts (espécie de bandeiras usadas pelas bandas) e até mesmo uma miniatura do Palermo, navio que puxa o mastro durante os festejos.

“A Casa conta a história do congo no município. Temos vários instrumentos utilizados pelas bandas, fotos, etc. Vale a pena vir conhecer. Um programa para todas as idades”, disse o agente cultural Amarildo da Conceição.

Já nesta sexta-feira (23) tem início a Festa de São Benedito. Confira a programação:

Dia 23 (sexta-feira)

19 h - Cantatas de Natal nas Igrejas Batistas de Serra Sede

Dia 24 (sábado)

05 h – Alvorada de Natal com a participação da banda de congo Kinschaça e a Banda Estrela dos Artistas

Dia 25 (domingo)

10 h – Missa de Natal

18 h – Missa e procissão de Natal e de São Benedito

20 h – Puxada do navio Palermo acompanhada por bandas de congo e a Banda Estrela dos Artistas

22 h – Show com Lucas e Tiago

23 h -  Show com Alemão do Forró

Dia 26 (segunda-feira)