Histórias de transformação e superação por meio de projetos sociais

Muitas histórias de transformação de vida também são registradas nas entidades sociais que fazem parceria com a administração municipal que só neste ano investiu 15 milhões nestes convênios

Histórias de transformação e superação por meio de projetos sociais

Texto: Djeisan Lettieri - Foto: Divulgação

Paulo Henrique Santana era um menino, tímido e calado que veio da Bahia com os pais e seus oito irmãos na esperança de uma vida melhor. Foi quando encontrou o esporte e teve a vida transformada se tornando um campeão que acumula diversas medalhas de títulos nacionais e internacionais. O jovem pratica atletismo desde 2011, quando começou a frequentar um projeto na Estação Conhecimento, que tem parceria da Prefeitura da Serra.

Assim como a vida de Paulo, o dia a dia de Beatriz, foi mudado pelo projeto social. . “Posso dizer que nas pistas nasceu uma nova Beatriz, que de bagunceira, agora ajuda em casa. Mudei minhas atitudes na escola e estou me sentindo muito melhor por fazer parte de uma família que se chama Estação Conhecimento”, diz.

Outro exemplo é o de Dona Valdete, que após frequentar oficinas de idosos, passou do estado de tristeza profunda, por conta de viuvez, para uma vida ativa que descobriu frequentando o Lar Semente do Amor. Há também relatos como as das jovens Brenda e Jéssica, que foram enviadas para abrigo por conta de maus tratos em casa e hoje participam do projeto Casa República, onde vivem de forma autônoma.

Somente no ano de 2017, mais de seis mil famílias serranas serão beneficiadas com a assinatura de convênios com 32 entidades que farão atendimento social no município. Essas instituições prestarão serviços de acolhimento, convivência e fortalecimento de vínculos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A maior parte dos atendimentos, cerca de 50%, é direcionada para crianças e adolescentes, que recebem atenção juntamente com a família. Há também atendimentos para idosos, pessoas em situação de rua e outras com necessidades especiais.