II Seminário dos Profissionais da Educação Especial da Serra

Evento abordará as vivências e reflexões junto ao estudante com deficiência no cotidiano escolar

II Seminário dos Profissionais da Educação Especial da Serra


Texto: Marcio Scheppa

Nesta terça-feira (1º), a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), realiza o II Seminário dos Profissionais da Educação Especial da Serra. O evento acontece a partir das 8 horas, nas dependências da ArcelorMittal, e abordará as vivências e reflexões junto ao estudante com deficiência no cotidiano escolar.

O objetivo é ampliar o debate e o conhecimento acerca da Educação Especial no Município e apresentar as principais ações pedagógicas desenvolvidas com os estudantes público alvo ao longo do ano de 2016.

O público participante é formado por professores da área de Educação Especial atuantes no município da serra; Pedagogos da Rede Municipal de Ensino; Assessores técnicos pedagógicos da Subsecretária Pedagógica da SEDU/PMS.

“Nosso foco é no respeito com o outro e respeito às diferenças. Nesse sentido, no ano de 2016, o município da Serra investiu em formação continuada de professores da Educação Especial contextualizada com as experiências vivenciadas na escola junto a inclusão dos estudantes que apresentam deficiência”, explica a secretária municipal de Educação, Nelci do Belém Gazzoni .

Metodologia

Devido o aumento no número de professores da Educação Especial, a Coordenação da Educação Especial optou em organizar as formações em dois grupos: a) novatos; b) efetivos/contratados em 2015.

O primeiro grupo teve como proposta uma formação por meio de palestras com professores mestres e doutores da Universidade Federal do Espírito Santo. O segundo grupo realizou estudos casos, nas quatro EMEFs, de cada região da Serra (Dom Helder Pessoa Câmara - Litoral, Ismênio Vidigal - Serra, Jorge Amado - Civit, Hélio Ferraz - Carapina), envolvendo estudantes com deficiência, famílias, assessores da SEDU/PMS, pedagogos e professores regentes, no qual, levou os professores da Educação Especial à uma vivência-reflexiva, no cotidiano escolar sobre a sua profissionalidade. Como culminância das formações 2016 será realizado o II Seminário de Práticas Pedagógicas dos Professores de Educação Especial da Serra.

Programação

8h: Credenciamento

8h30: Café

9h: Abertura

Apresentação cultural - CMEI Vera Lúcia Lorençon

9h30: Palestra com a Prof.ª Dra. Lílian Pereira Menenguci (Faculdade Doctum)

10h30: Apresentação de práticas pedagógicas inclusivas

13h30: Almoço

14h30: Apresentação cultural EMEF Prof. Naly da Encarnação

14h45: Palestra com o Prof. Dr. Rogério Drago (UFES)

15h45: Relato de experiência Assessores da GEF

16h15: Encerramento

Serviço

II Seminário dos Profissionais da Educação Especial da Serra

Realização: Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal da Serra

Local: ArcelorMittal - Av. Brig. Eduardo Gomes, 930 - Jd. Limoeiro, Serra - ES

Contato: Educação Especial – SEDU/SERRA - 3291-4210 - educacaoespecial.sedu@serra.gov.es.br