Influenza: Professores serão vacinados no CRAS de Laranjeiras a partir de terça (25)

Professores vão se vacinar às terças, quartas e quintas-feiras, as vacinas serão disponibilizadas no CRAS de Laranjeiras, das 8h às 16 horas
Influenza: Professores serão vacinados no CRAS de Laranjeiras a partir de terça (25)
TEXTO: Amanda Amaral   FOTO: Jansen Lube

Os professores ativos em sala de aula vão receber a vacina contra a influenza a partir do dia 25 de abril, às terças, quartas e quintas-feiras. As doses serão disponibilizadas no CRAS de Laranjeiras, das 8h às 16 horas. Vale lembrar que os pontos de vacinação funcionam durante os dias úteis.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza continua nesta quinta-feira (20). São nove pontos de vacinação para os grupos prioritários. A vacina está disponível nas seis Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista, Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Serra Dourada II e Serra-Sede), além da Unidade de Saúde de Nova Almeida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas.

Na Maternidade de Carapina, o atendimento é exclusivo para gestantes e mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes da vacinação (puérperas). O atendimento é das 8h às 12 horas.

 

Influenza

A vacina contra a gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Estão sendo disponibilizadas aproximadamente 3.200 doses por dia nos pontos de vacinação, conforme previsão do Ministério da Saúde, que também definiu os grupos prioritários que terão direito à imunização, além da quantidade de doses para cada um destes grupos.

Ao todo, mais de 80 mil pessoas vão receber a dose durante a campanha, que termina no dia 26 de maio.

Como forma de controle, para cada grupo prioritário será exigida uma documentação específica, de acordo com a tabela abaixo:

GRUPO PRIORITÁRIO

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

DOCUMENTO OPCIONAL

Pessoas com mais de 60 anos

Documento com foto.

Carteira de Vacinação

Crianças 6 meses a 5 anos

Documento com foto do responsável;

Carteira de Vacinação.

 

Grávidas

Documento com foto;

Cópia do cartão de gestante ou exame de gravidez. 

Carteira de Vacinação

Mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes da vacina (puérperas)

Documento com foto;

Cópia do cartão de gestante ou da declaração de nascido vivo.

Cartão de vacinação

Pessoas com doença respiratória crônica¸ doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados, portadores de trissomias

Documento com foto;

Cópia do laudo médico ou cópia da receita para medicação contínua.

Cartão de vacinação

Professores em atividade

Documento com foto;

Declaração da instituição de ensino em que dá aula.

 

Cartão de vacinação

Funcionários de farmácias e drogarias

Documento com foto;

Cópia da carteira de trabalho.

Cartão de vacinação

Profissionais autônomos / liberais da saúde

Documento com foto;

Cópia de documento comprobatório (CNPJ, RPA, ISS, outros)

Cartão de vacinação

 

•             Crianças que nunca se vacinaram contra gripe vão tomar a vacina em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses.

•             Crianças que já receberam anteriormente duas doses da vacina receberão apenas uma dose em 2017.

Também serão imunizados conforme definição do Ministério da Saúde: indígenas; população encarcerada; e funcionários do sistema prisional.

 

Serviço

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Período: Até 26 de maio

Funcionamento nas Unidades de Saúde: Vacinação nas  seis Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista, Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Serra Dourada II e Serra-Sede), além da Unidade de Saúde de Nova Almeida. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas.

Funcionamento na Maternidade de Carapina: Neste local, o atendimento é exclusivo para gestantes e puérperas. Das 8h às 12 horas.

Funcionamento do CRAS de Laranjeiras: A partir do dia 25 de abril, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, sempre das 08 às 16 horas. Este local fará somente vacinação de professores regentes em sala de aula.