Inscrições para curso de preparação para parto

O curso será no dia 8 de agosto e as inscrições podem ser feitas nas unidades de saúde

Inscrições para curso de preparação para parto

Texto: Simone Delevedove
Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 7 de agosto as inscrições para o curso de preparação para o parto nas unidades de saúde do município. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a ArcelorMittal. O curso será realizado no sábado (08), no Centro de Educação Ambiental da empresa, em Jardim Limoeiro, das  8 às 15 horas.

As gestantes e seus acompanhantes receberão orientações sobre aspectos físicos e psicológicos da gravidez, internação e parto, tabagismo na gestação, atividade física e fisioterapia na gestação, saúde bucal, a importância do pai na gestação, amamentação e cuidados com o recém-nascido.

Pré-natal

Toda as gestantes da Serra têm direito a acompanhamento nas unidades de saúde do município visando reduzir os riscos de doenças e de mortalidade da mãe e do bebê. Para isso, é importante que as mulheres busquem as unidades ainda no primeiro  trimestre de gestação.

O acompanhamento envolve pelo menos seis consultas durante os nove meses. Mesmo após o parto, o acompanhamento permanece pelo menos até os dois anos da criança. O objetivo é estimular o aleitamento materno até os seis meses, noções de puericultura, vacinação, saúde bucal, enfim, toda a assistência para o crescimento saudável da criança. O agendamento é feito nas unidades de saúde de referência dos bairros.

Confira a programação do curso

7 horas - Transporte das gestantes do Terminal de Laranjeiras para a ArcelorMittal Tubarão.
7h30 - Credenciamento.
7h40 - Café da manhã de boas vindas.
8h20 - Apresentação institucional ArcelorMittal Tubarão.
8h50 - Aspectos físicos e psicológicos da gestação.
9h15 -  Palestra 1 – Internação / Parto.
10 horas - Palestra 2 – Secretaria da Mulher.
10h15 - Palestra 3 – Tabagismo e gestação.
10h30 - Oficinas:
Oficina 1 – Atividade física/fisioterapia na gestação.
Oficina 2 – Saúde bucal.
Oficina 3 – O pai na gestação.
12 horas - Almoço.
13 horas - Oficinas:
Oficina 4 – Amamentação.
Oficina 5 – Cuidados com o recém-nascido.
15 horas - Encerramento do evento - retorno para o Terminal de Laranjeiras.