Investimento no próprio negócio após curso gratuito de cabeleireiro

Diego fez cursos oferecidos pela Seter e mudou de carreira

Investimento no próprio negócio após curso gratuito de cabeleireiro

Texto: Samantha Dias - Foto: Jansen Lube

Em um ano desempregado, depois de ter ficado quatro trabalhando na área de produção industrial, Diego Correa, de 31 anos, buscou todas as oportunidades disponíveis para agregar valor ao seu currículo, crescer profissionalmente e conseguir uma recolocação no mercado.

No ano passado, depois da indicação de familiares, procurou a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), e se inscreveu em quatro cursos: de auxiliar de escritório e redação administrativa; informática básica; modelagem e costura do vestuário; e cabeleireiro. As capacitações ajudaram o morador do bairro Residencial Vista do Mestre não só a se sentir mais confiante para retornar ao mercado de trabalho, como também a descobrir uma nova paixão profissional. Agora, ele quer investir no negócio próprio: um salão de cabeleireiro.

“Meu currículo só tinha o ensino médio completo e experiência, não tinha cursos, outra qualificação. Percebi que as capacitações fazem diferença. Depois delas, fui chamado para muito mais processos seletivos”, disse Diego.

Atualmente, Diego trabalha junto com a irmã – e também grande incentivadora -, Nagila Vieira dos Santos, que já tem experiência na área e um salão montado em casa. Ele também está participando de um processo seletivo para trabalhar em uma empresa de transporte. A carteira assinada seria um meio para ele alcançar seu grande objetivo.

“Um emprego formal me permitiria juntar dinheiro para realizar o sonho de investir no salão de cabeleireiro.  Se o trabalho for por escala, ou mesmo se eu só tiver folga aos finais de semana, todo o meu tempo extra vou estar no salão ganhando cada vez mais experiência”, disse.

Diego conta que os cursos mudaram sua vida. “Muitas das pessoas que conheci, hoje também trabalham na área e conseguiram investir na sua carreira”, contou.

Cursos

Diego se qualificou por meio do Programa de Gratuidade, oferecido pela Seter em parceira com Entidades do Sistema “S” (Senac/Senai/Sesi/Sebrae/Sest/Senat). No ano passado, foram oferecidas 2.123 vagas em cursos profissionais. Neste ano, 479 munícipes já concluíram as qualificações em diversas áreas: assistente administrativo, cabeleireiro, manicure e pedicure, informática básica, auxiliar de  escritório, corte e costura.

Em 2017, mais de mil vagas serão oferecidas, no total. Todos os meses, há abertura de inscrição. Saiba mais aqui.