Guarda Municipal é comandada por mulher pela primeira vez

Posse aconteceu na última segunda-feira (28)
Guarda Municipal é comandada por mulher pela primeira vez
TEXTO: Rafael Ferraz   FOTO: Rafael Ferraz/Secom-PMS

Viviane Aparecida Schlickmann de Oliveira, mais conhecida como GCM Oliveira, tomou posse como Inspetora da Guarda Civil Municipal da Serra na última segunda-feira (28). Com uma carreira em ascensão, a jovem de apenas 27 anos assume a posição com a responsabilidade de implementar novas regras e estratégias para que os números de homicídios continuem a cair no município.

Em uma conversa, Oliveira lembra de quando entrou para a corporação, há exatos dois anos, e expressa que essa é uma fase de amadurecimento profissional. “Esse é um reconhecimento que vou levar para a vida. Agora é trabalhar para garantir segurança para a cidade”, completou.

Ao comentar sobre os índices de homicídios, Oliveira destacou a redução desse tipo de crime. A Serra registrou no período de janeiro a dezembro de 2018, um total 128 homicídios a menos em comparação ao mesmo período de 2017..

Ao ser questionada sobre a responsabilidade de atuar na manutenção dessa queda, Oliveira disse que a partir deste momento já está definindo as estratégias para comandar a corporação. “Não é um trabalho fácil. Por isso estamos capacitando agentes, adquirindo equipamentos de qualidade, tudo para que as operações sejam bem sucedidas”, comentou.

O prefeito Audifax Barcelos afirma que ela foi escolhida principalmente pelo perfil de liderança que comprovou ter nos anos que ficou na junta. “Precisamos de alguém que tenha pulso firme para as várias tomadas de decisões que são realizadas diariamente”, disse.

Oliveira será a primeira mulher a ser Inspetora da Guarda Civil Municipal da Serra e vai comandar os 106 agentes da GCM. “A classe feminina abriu mais uma porta para que outras mulheres conquistem vitórias como essa”, concluiu.