Levantamento sobre Aedes aegypti começa a ser feito na Serra

A informações são usadas para ações de controle e combate à dengue

Levantamento sobre Aedes aegypti começa a ser feito na Serra


Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS

Nesta segunda-feira (17), os agentes de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde começaram a vistoriar os imóveis no município da Serra para realização do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Esse é o terceiro Liraa realizado este ano e mais de oito mil imóveis serão vistoriados até a próxima sexta-feira (21).

O levantamento deve apontar índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no município e essas informações são usadas em ações de controle e combate à dengue. O resultado vai determinar o grau de risco da doença no município.

A ação é importante para traçar o mapa de risco e embasar as ações de controle do mosquito Aedes aegypti. Diante do resultado do Liraa, equipes de combate à dengue intensificam as ações de controle nos bairros com maior risco da doença.

A população conta ainda com coleta de lixo regular. Mas todos devem fazer a sua parte. Para ajudar no combate ao Aedes aegypti é importante não deixar água parada em plantas ou caixas d’água sem tampa.

“É preciso que haja a adesão dos moradores às medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença, ou seja, eles devem eliminar rotineiramente os depósitos de água nos quintais, que servem como criadouros para o Aedes aegypti”, alerta o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin.