Maio Amarelo: tire dúvidas quanto ao uso do celular no trânsito

A fiscalização de trânsito da Serra aplicou no ano passado 3.785 notificações a condutores que dirigiam utilizando o telefone celular

Maio Amarelo: tire dúvidas quanto ao uso do celular no trânsito


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

A fiscalização de trânsito da Serra aplicou no ano passado 3.785 notificações a condutores que dirigiam utilizando o telefone celular. A infração mais registrada no município da Serra poderia ser evitada se muitos motoristas soubessem que alguns atos aparentemente inocentes podem resultar em multa de R$293,47 e perda de sete pontos na carteira.

 

Quer saber quais atitudes são essas? Leia abaixo:

- Usar fones ou qualquer acessório eletrônico nos ouvidos enquanto dirige é infração. Então lembre-se de tirar o fone dos ouvidos antes de entrar no carro, porque será multado mesmo que o equipamento esteja desligado.

- Basta segurar o telefone enquanto dirige para cometer infração. Mesmo que as duas mãos estejam no volante e o telefone desligado você pode ser notificado. Até porque o agente de trânsito não tem condições de saber se o condutor só está segurando ou está utilizando o viva-voz.

- Não pode usar o celular quando o veículo para no semáforo. Às vezes o sinal de trânsito parece ser ideal para verificar uma mensagem, mandar um áudio pelo Whatsapp ou mesmo atender a uma ligação rápida. Mas mesmo que o intervalo seja longo ou o trânsito esteja engarrafado, o veículo continua na via e faz parte do tráfego.  

-  Manusear o celular quando ele se encontra fixado a um suporte no painel: não pode, mesmo que seja um leve toque na tela. Porém é permitido conduzir o veículo com o aparelho naquele local, desde que o equipamento não seja utilizado no momento.

 

É importante lembrar do maior motivo para não usar telefone ao volante: a preservação de vidas. Um veículo a 60 Km/h atravessa 17 metros a cada segundo. Quatro segundos de distração para olhar o celular significam 68 metros percorridos às cegas, espaço mais que suficiente para acontecer uma tragédia.