Maior parque urbano do Estado vai ganhar mais 20 mil m² de área verde e de lazer

A festa de inauguração da expansão do espaço terá a apresentação da Banda Estrela dos Artistas, com participação do cantor mirim Jeremias Reis, vencedor do programa The Voice Kids 2019.

Texto: Gabriela Conti - Foto: Sagrilo

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Prefeitura da Serra vai presentear a população com mais 20 mil metros quadrados de área verde e de lazer no Parque da Cidade, em Laranjeiras.

A festa de inauguração da expansão do espaço terá apresentação da Banda Estrela dos Artistas, com participação do cantor mirim Jeremias Reis, vencedor do programa The Voice Kids 2019. O evento será a partir das 19h na quarta-feira (5).

Com 117 mil metros quadrados, o local é o maior parque urbano do Estado, e ganhou novos jardins, playgrounds, pistas de caminhada, espaço para prática de calistenia, estacionamento para ônibus, guarita, passarela de madeira, calçada cidadã e gradio no entorno da expansão, entre outras melhorias. O investimento foi da ordem de R$ 2,3 milhões.

Outra novidade é que agora o Parque terá três entradas de acesso: pela avenida Guarapari, em Valparaíso, pela avenida Norte-Sul, em Laranjeiras, além do portão central na rua Anchieta.

Além de contar com mais opções de esporte e lazer, o Parque da Cidade está mais verde, com o plantio de 500 novas árvores. O local, que é o point das famílias para realização de piqueniques e até fotos de casamento, recebeu exemplares de plantas nativas, como Ipê, Pau-Brasil, Pau-Ferro, Quaresmeiras e Pata-de-Vaca.

Com mais de 750 espécies de plantas, o espaço é moradia para cerca de 30 espécies de animais, como esquilos, saguis, gambás, gaviões, lagarto azul, bem-te-vis, sabiás e jacupemba, entre outros.

“A expansão do Parque da Cidade é um presente para a população no Dia do Meio Ambiente. É nosso compromisso preservar, proteger e aumentar as nossas áreas verdes e o Parque da Cidade, que fica no coração de Laranjeiras, cumpre bem esse papel. O local é habitat natural de diversas espécies de animais e plantas e ponto de encontro de famílias na Serra”, afirmou o prefeito Audifax Barcelos.

Equipamentos do Parque da Cidade:

- Duas quadras poliesportivas;

- Quadra de tênis;

- Campo de futebol society;

- Pista de skate;

- Playground;

- Academia de adulto e academia infantil;

- Espaço para prática de calistenia;

- Ciclovia;

- Pista de caminhada;

- Estacionamento de carro e ônibus;

- Centro de Educação Ambiental (Bromeliário, Orquidário, Jardim Sensorial, Jardim de Restinga, entre outros jardins e uma sala verde utilizada para aulas de Educação Ambiental);

- Cãotinho Pet, espaço para lazer de cães;

- Praça de eventos;

- Passarela;

- Três portões: Acesso por Valparaíso, pela Avenida Guarapari, por  Laranjeiras, pela Avenida Norte Sul e o portão central pela rua Anchieta.