Mais 220 vagas de qualificação para bairros do Ocupação Social, Grande Vitória e interior

Texto: Caio Fassarella

Mais 220 vagas de qualificação profissional chegam a seis bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social. São cinco opções de cursos gratuitos que estão sendo oferecidos por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e o Senai-ES, para áreas atendidas pelo programa. O município da Serra está entre elas, com 40 vagas para os cursos de soldador no processo eletrodo e eletricista instalador predial, nos bairros de Feu Rosa, Vila Nova de Colares e Laranjeiras.

As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio e são on-line: basta acessar a página www.direitoshumanos.es.gov.br e clicar em Cursos Senai.

Cada curso tem carga horária de 160 a 240 horas/aula. Para poder se inscrever é necessário ter pelo menos 16 anos de idade, nos cursos de montador e reparador de computadores, de eletricista instalador predial e de eletricista industrial. Para os cursos de soldador e de pintor de obras, a idade mínima exigida é de 18 anos.

Ainda é exigido ser, pelo menos, morador do município onde serão ofertadas as aulas e ter a escolaridade mínima exigida. Apenas o curso de montador e reparador de computadores exige o Ensino Fundamental completo, do 1ª ao 9º ano. Os demais pedem ao menos a conclusão dos estudos até o 5º ano do Ensino Fundamental.

As aulas serão realizadas em espaços cedidos pelas comunidades e vão acontecer no período da tarde, das 13h30 às 17h30, ou no período da noite, das 18h30 às 22h.

O resultado das inscrições está previsto para sair no dia 30 de maio, ficando disponível para consulta até o início das aulas, tanto nos locais onde serão realizados os cursos quanto no sitewww.direitoshumanos.es.gov.br.

Informações sobre as matrículas, critérios de avaliação das inscrições, entre outros dados estão disponíveis no edital, publicado aqui: https://sedh.es.gov.br/editais-2. A previsão é de as aulas começarem a partir do dia 12 de junho.

Os demais bairros e suas opções de curso podem ser conferidos na tabela abaixo.

Parceria

A ação é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), coordenadora do Programa Ocupação Social, diretamente com o Senai-ES. No ano passado essa parceria gerou quase 1 mil vagas em cursos para bairros da Grande Vitória e interior do Estado.

O Ocupação Social está em 25 bairros de nove municípios do Espírito Santo, com ações também em Vila Velha, Cariacica e Vitória, além dos seis municípios acima citados. As áreas atendidas são as que concentram, historicamente, o maior número de homicídios, além de serem regiões de alta vulnerabilidade social.

Entre os objetivos do programa estão a redução da taxa de homicídios entre jovens, especialmente entre os que têm de 15 a 24 anos idade, que são as principais vítimas de crimes contra a vida; a diminuição da evasão escolar e a ampliação do percentual de jovens estudando e/ou trabalhando.

Quadro

Bairro

Vaga

Local de aula

Cachoeiro de Itapemirim

Zumbi

Soldador no Processo Eletrodo

20

Centro de Educação Profissional Mário Rezende. Na Rua Clarice Toledo de Carvalho, 60, Gilberto Machado.

Colatina

Ayrton Senna

Pintor de Obras Imobiliárias

20

Emef João Manoel Meneguelli. Na Rua Dulcino Batista Ximenes, 1, Ayrton Senna.

Bela Vista

20

EMEF Belmiro Teixeira Pimenta. Na Rua Fortunato Machado Ribeiro, 300, Bela Vista.

Linhares

Eletricista Industrial

20

Centro de Educação Profissional Eurico de Aguiar Salles. Na Avenida Filogônio Peixoto, 728, Aviso.

Interlagos

Montador e Reparador de Computadores

Pinheiros

Área urbana

20

Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Na Praça Presidente João Goulart, s/n, Bairro Galiléia.

20

EMEF Governador Carlos Lindemberg. Na Rua Olímpia, 175, Santo Antônio.

São Mateus

Bom Sucesso

20

Centro Integrado Sesi/Senai São Mateus. Na Avenida DomJosé Dalvit, 100, Santo Antônio.

Vila Nova

Serra

Feu Rosa e Vila Nova de Colares

Soldador no Processo Eletrodo

20

Centro Integrado Sesi / Senai Civit. Na Avenida Paulo Miguel Bohomoletz, 520, Civit I.

Bairro das Laranjeiras

20

Escola Maria Istela Modenesi. Na Rua Caiçaras, s/n°, Bairro das Laranjeiras, Jacaraípe.