Mais de 170 imagens das câmeras auxiliaram investigações policiais em 2016

Mais de 170 imagens das câmeras auxiliaram investigações policiais em 2016

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/PMS

A Central de Videomonitoramento da Prefeitura da Serra atua além da vigilância para prevenir ou reprimir ações criminosas. No ano passado, foram encaminhados 172 ofícios às polícias Civil e Militar e ao poder Judiciário com imagens que servirão para investigações ou como provas em processos que estão em andamento.

Atualmente a central conta com 159 câmeras distribuídas em 76 bairros. Operadas por policiais militares da reserva, elas têm como principal função monitorar delitos como tráfico de drogas, furtos, roubos, brigas e tentativas de homicídio, entre outras.

Ao se deparar com uma dessas ocorrências ou situações suspeitas, o operador imediatamente aciona a Polícia Militar para ir ao local e realizar uma abordagem.

Porém não é apenas nas abordagens a suspeitos ou nos casos de emergência que a Central é utilizada. Muitas vezes são fornecidas imagens para fins de investigação. Um exemplo seria o de gravações onde determinado veículo ou indivíduo passa por um local onde acabou de acontecer um homicídio.

Mesmo que as câmeras não tenham captado a ocorrência, a presença do veículo ou do indivíduo pode contribuir para a identificação dos autores do crime.

A central atua também no apoio a atividades da Fiscalização de Trânsito, Defesa Civil, limpeza urbana, preservação do meio ambiente e combate à dengue. Os operadores foram orientados a observar situações como caixas d’água descobertas, descarte irregular de resíduos em terrenos baldios e até mesmo bueiros descobertos ou buracos nas pistas que possam provocar acidentes.

Nesses casos, eles acionam as equipes responsáveis para resolver o problema imediatamente ou encaminham processos para as outras secretarias quando o assunto pode ser resolvido sem maior urgência.

Foram encaminhados, neste período, 268 processos para as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Serviços, Educação, Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Administração e para departamentos da própria Defesa Social, neste caso, Departamento de Trânsito e Defesa Civil.