Mais de 500 vagas para hidroginástica, teatro e até vôlei para idosos

Para participar basta ter mais de 60 anos e apresentar, no local da atividade, documento de identidade, comprovante de residência e, no caso, do exercício físico laudo médico

Mais de 500 vagas para hidroginástica, teatro e até vôlei para idosos

Texto: Djeisan Maria - Foto: Jansen Lube

Hidroginástica, pilates, oficinas de artes, teatro, dança, musicalização, coral, ginástica, e vôlei adaptado. Tudo de graça para idosos que moram na Serra. São 570 vagas em 22 bairros do município.

Para participar basta ter mais de 60 anos e apresentar, no local da atividade, documento de identidade, comprovante de residência e, no caso do exercício físico, laudo médico.

As atividades, além de serem fundamentais para manter a saúde física do pessoal da melhor idade, também são responsáveis por dar outro sentido à vida de muita gente, como é o caso de Dona Divalda Neves, que viu a vida virar do avesso após ficar viúva.

Quando perdeu o marido, com quem foi casada durante 50 anos, Divalda conta que achou que a vida tinha perdido o sentido. Segundo ela, ficou tão depressiva que não tinha motivação para nada.  No entanto, tudo mudou quando começou a frequentar o Grupo de Convivência de Idosos em Eldorado.

Passados 15 anos do início desta história, hoje aos 75 anos, ela diz que aquela pessoa atordoada e solitária, ficou no passado. “Eu me sentia como um caramujo, encolhida em um mundo triste. Hoje sou uma pessoa aberta, converso com todo mundo, feliz e sinto que tenho uma nova família no Grupo de Convivência”, afirma

Além de ginástica, Neves faz pintura em tecido, bordado, dentre outros artesanatos. “Os profissionais que trabalham com a gente são excelentes. Eles realmente se importam conosco, ouvem e tentam ajudar quando estamos com problemas”, afirma

A Serra atende a cerca de dois mil idosos por mês por meio do serviço dos Grupos de Convivência. Além das atividades semanais, eles fazem eventos de integração entre, intercâmbios esportivos, e ainda realizam um baile onde são eleitos a miss e o mister terceira idade.