Marcha pelo fim da violência contra mulher nesta quinta em Serra-Sede

Marcha pelo fim da violência contra mulher nesta quinta em Serra-Sede

Marcha pelo fim da violência contra mulher nesta quinta em Serra-Sede


Texto: por Gabriela Conti

Nesta quinta-feira (23), a Serra-Sede será palco para a VII Marcha pelo Fim da Violência contra a Mulher. A concentração será na Praça Ponto de Encontro, a partir das 8h.

Organizada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), a marcha tem o objetivo de jogar luz sob a temática, conscientizar e lutar pelo fim de todo e qualquer tipo de violência contra a mulher. O evento faz parte da programação da campanha internacional 16 Dias de Ativismo, realizada em 159 países.

No Brasil, a campanha começou no dia 20 de novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra, para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras; e vai terminar no dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Durante os 16 Dias de Ativismo, também é celebrado no dia 25 de novembro o Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres.

16 dias de ativismo

Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que se posicionaram contrárias ao ditador Trujillo, ficando conhecidas como ?Las Mariposas?, e sendo assassinadas em 1960, na República Dominicana.