Maternidade de Carapina realiza exames importantes em recém-nascidos

Recém-nascidos passam por testes do pezinho, olhinho, orelhinha e coraçãozinho

Maternidade de Carapina realiza exames importantes em recém-nascidos


Texto: Simone Delevedove
Foto: Divulgação/PMS

Os recém-nascidos da Maternidade de Carapina são submetidos ainda na maternidade aos testes do pezinho, olhinho, orelhinha e um exame que detecta possíveis problemas no coração, o chamado teste do coraçãozinho. Os testes são realizados em até 48 horas após o nascimento. De janeiro a junho desse ano, a maternidade contabilizou 4.420 testes.

Para a gerente da Maternidade de Carapina, Maria José da Costa Mendes, “os testes realizados com o recém-nascido na maternidade visam a prevenção e detecção precoce de patologias que podem causar problemas futuros de saúde nos bebês e que, se diagnosticados precocemente, podem ter uma evolução muito mais favorável”.

Embora não seja uma exigência legal, o teste do coraçãozinho é realizado em até 48 horas após o nascimento da criança, antes mesmo do recém-nascido receber alta. De acordo com a subsecretária de Saúde, Eida Maria Gonsalves, “o objetivo do exame do coraçãozinho é verificar doenças cardíacas que não são possíveis de detectar no exame físico normal”.

O procedimento é realizado por um aparelho chamado oxímetro de pulso e verifica o nível de oxigênio no sangue do recém-nascido. É colocado um sensor no pulso direito e um nos pés do bebê.

Pezinho

O teste do pezinho é feito para prevenção do hipotireoidismo congênito (causado por falta de hormônio da tireóide) e a fenilcetonúria (determinada pelo acúmulo de fenilalanina, um aminoácido, no organismo), doenças que podem causar deficiência mental, se não diagnosticadas e tratadas adequadamente. O teste também detecta a presença da anemia falciforme no recém-nascido.

Orelhinha

Três em cada mil recém-nascidos apresentam algum tipo de perda de audição. O teste da orelhinha é indolor, dura, em média, de 5 a 10 minutos, e pode ser feito enquanto a criança está dormindo. Para fazer o exame, coloca-se de um fone de ouvido no bebê, emite-se estímulos sonoros e, na captação do seu retorno (eco), registra-se no computador o funcionamento do ouvido, por meio de um gráfico. Se houver suspeita de problemas,  a criança deverá fazer avaliação com especialista.

Olhinho

Sabe quando você bate uma foto com flash e, algumas vezes, aparece um reflexo vermelho nos olhos de alguém? É sinal de algum problema no olhinho. É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre à entrada e saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não apresenta nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.