Mega mutirão com 40 mil vacinas sábado (04) na Serra

O evento acontece no Pavilhão de Carapina, das 9 horas às 15 horas.

Mega mutirão com 40 mil vacinas sábado (04) na Serra


Texto: Secretaria de Comunicação - Foto: Jansen Lube

No próximo sábado, dia 4, a prefeitura da Serra vai realizar um mega mutirão para vacinar 40 mil pessoas contra a febre amarela.  O evento acontece no Pavilhão de Carapina, das 9 horas às 15 horas.

Para organizar o atendimento, serão distribuídas senhas, a partir das 8h30. É obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto e é recomendado levar o cartão de vacinação e comprovante de residência. 

Haverá fila exclusiva para idosos (com laudo médico), pessoas com crianças de colo e com deficiência.

Mais de 100 mil pessoas já foram imunizadas no município, até esta quinta-feira (02), e dentro de 10 dias toda a população apta a receber a dose, dentro dos critérios do Ministério da Saúde, vai ser atendida. Por isso, a Secretaria de Saúde orienta as pessoas a não dormirem na fila nem irem para o local de vacinação durante a madrugada.

Contraindicação

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Idosos acima de 60 anos só serão imunizados com apresentação de laudo médico.

Outra recomendação é que a vacina para febre amarela não deve ser aplicada ao mesmo tempo que a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela).

Também é recomendado que as pessoas respeitem o prazo de 10 anos entre uma dose e outra, pois há risco de reação seo cidadão tomar fora do prazo recomendado.