Nova UPA vai atender 24 horas por dia na Região de Jacaraípe

A nova UPA vai ter capacidade para atender a 9 mil pessoas por mês. A unidade vai atender 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados

Nova UPA vai atender 24 horas por dia na Região de Jacaraípe


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Os moradores da Região de Jacaraípe vão ganhar uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas para o município da Serra. A nova unidade, que será inaugurada no final deste ano em Portal de Jacaraípe, vai ampliar a cobertura de urgência e emergência no município, e vai melhorar o atendimento à população. 

A nova UPA vai ter capacidade para atender a 9 mil pessoas por mês. A unidade vai atender 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Os pacientes vão passar por uma classificação de risco para que seja definida a ordem de atendimento, como já é feito nas outras UPAs do município.

Entre os serviços que vão ser oferecidos estão: exames radiológicos e laboratoriais; aplicação de medicamentos; farmácia; sala de urgência com leitos; salas de observação masculina e feminina; sala de observação infantil; sala de reuniões e área administrativa.

A UPA terá de 2.312 metros quadrados de área construída, dividida em dois pavimentos com consultórios médicos e odontológicos para atendimento infantil e adulto.

Também faz parte da unidade uma área externa que vai contar com guarita, acesso e abrigo de ambulâncias e estacionamento para pacientes e funcionários.

O projeto arquitetônico da unidade também conta com segundo pavimento para o setor administrativo, refeitório e sala de reuniões.

As estruturas são modernas e ecologicamente corretas. A unidade vai contar com painéis solares para aquecimento da água e aproveitamento da luz natural nos ambientes, por exemplo.