Novo secretário de Defesa Social promove primeira reunião com gestores da pasta

Na ocasião, o secretário anunciou a formação do Comitê Gestor do Plano Estratégico, a fim de alinhar os trabalhos e procedimentos de cada setor da Sedes

Novo secretário de Defesa Social promove primeira reunião com gestores da pasta


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Marcos Sacramento

Nesta segunda-feira (22) foi realizada a primeira reunião entre os gestores da Secretaria de Defesa Social (Sedes) e o novo titular da pasta, o coronel da reserva daPolícia Militar do Espírito Santo, Jailson Miranda.

Na ocasião, o secretário anunciou a formação do Comitê Gestor do Plano Estratégico, a fim de alinhar os trabalhos e procedimentos de cada setor da Sedes, bem como divulgar os seus objetivos à frente da secretaria.

“Por orientação e determinação do prefeito Audifax, nosso foco será a gestão participativa nas políticas de segurança pública e defesa social, com destaque no respeito à dignidade humana, no cuidado das pessoas e na interação comunitária com respeito aos princípios e valores que norteiam o plano de governo municipal, a interlocução com as forças policiais e secretários municipais”, disse o novo secretario.

Miranda reforça a importância da Guarda Civil Municipal na segurança pública e na promoção de ambientes mais seguros para a cidade e pretende implantar a capacitação continuada dos agentes comunitários e de trânsito, tendo como norte a Matriz Curricular Nacional para formação das Guardas desenvolvida com apoio do Programa das Nações unidas para o desenvolvimento – PNUD.

“A meta é reforçar o papel de uma Guarda cidadã e para o cidadão, para atender aos eixos estratégicos do plano de governo a mim determinado pelo prefeito, que trata da promoção da justiça social, desenvolvimento social e econômico”, explicou Jailson Miranda, que tem experiência em formação e gestão de Guarda Municipal e em policiamento comunitário.

O secretário assumiu a Sedes no último dia 16 de maio e até então havia se reunido individualmente com integrantes da equipe. Nesta primeira semana de trabalho, ele participou de operações de prevenção a ocupações irregulares em áreas verdes do município, onde usou sua experiência em policiamento comunitário para mediar conflitos no local.  

 

Experiência profissional

Oficial graduado pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais em 1989, tem pós-graduação em Gestão Empresarial Avançada pela Universidade Federal do Espírito Santo e é especialista em Segurança Pública pela mesma instituição.

Jailson Miranda tem experiência na administração pública municipal, onde ajudou a formar e atuou como gerente da Guarda Municipal de Vitória, entre os anos de 2005 e 2007.

Na PMES exerceu, entre outros, os postos de Chefe do Estado Maior Geral e diretor de Direitos Humanos e Polícia Comunitária. Atuou na Secretaria de Estado de Segurança Pública, na Gerência de Integração Comunitária.

Em 2011, participou do Curso Internacional de Polícia de Comunitária - Sistema Kobam, pela Japan Internacional Cooperation Agency no Japão.

Como docente atuou como professor de Polícia Comunitária, Interativa e Sistema de Segurança Pública nos cursos de formação de soldados, cabos, sargentos e oficiais da PMES; nos cursos integrados de Segurança Pública do Ministério da Justiça; nos cursos da Senasp, de 2001 a 2015 e no Curso de Promotores de Ambientes Seguros da Guarda Municipal de Vitória, com foco na segurança cidadã e Teoria das Janelas Quebradas, entre outros cursos e capacitações.