Guarda faz pesquisa com comerciantes para traçar estratégias de segurança

Uma das ações é uma pesquisa com comerciantes e moradores das regiões de Jardim Limoeiro e São Diogo, nesta semana
Guarda faz pesquisa com comerciantes para traçar estratégias de segurança
TEXTO: Marcos Sacramento   FOTO: Sedes/PMS

A Secretaria de Defesa Social da Serra está preparando um diagnóstico para traçar novas estratégias de segurança na cidade. Uma das ações é uma pesquisa com comerciantes e moradores das regiões de Jardim Limoeiro e São Diogo, nesta semana. Os guardas, incluindo os novos agentes que tomaram posse recentemente, vão às lojas ouvir empresários do comércio a fim de traçar um diagnóstico a respeito dos problemas que comprometem a segurança nas regiões pesquisadas.

“Este será o primeiro contato prático com os princípios do policiamento comunitário, adotados pela Guarda Municipal da Serra desde a sua formação”, explica o secretário de Defesa Social da Serra, Nylton Rodrigues.

Além da pesquisa, os agentes vão estar nas ruas durante o Carnaval e atuarão em patrulhas a pé nos principais balneários do município. Cada equipe de novos agentes terá a companhia e orientação de uma dupla de guardas municipais experientes.

“Com isso, iremos aumentar a visibilidade da Guarda Municipal da Serra e assim aumentar a sensação de segurança em nosso município”, destaca o secretário Nylton Rodrigues.

Novos guardas

Cinquenta e oito novos guardas da segunda turma do curso de formação foram nomeados. Com isso, a Serra tem 106 agentes. Os novos guardas estão recebendo instruções a respeito das rotinas administrativas da Secretaria de Defesa Social e da Guarda Civil Municipal. Durante este período, eles vão participar de capacitações e atuarão nas ruas em trabalhos de aproximação com a comunidade.

Para o guarda municipal Diego Nascimento, a expectativa é fazer o melhor pela população da Serra. “Estamos aqui para somar com os guardas que estão atuando e também aprender com eles as experiências do dia a dia”.

A agente Dayane Martins tem os mesmos objetivos e destaca a qualidade do curso de formação. “O treinamento que tivemos teve o intuito de prevenção, de guarda comunitária, de atender a população da melhor forma possível e a minha expectativa é contribuir com o município da Serra”, explica a agente Martins.