Novos contentores de lixo são instalados em Serra-Sede

Com capacidade para 1.000 litros, os contentores são exclusivos para os detritos orgânicos, como restos de alimentos e embalagens sujas e úmidas

Novos contentores de lixo são instalados em Serra-Sede


Texto: Eduardo Candeias - Foto: Eduardo Candeias / Secom-PMS

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), instalou 18 novos contentores modernos de lixo úmido (orgânico e não reciclável) em Serra-Sede. Essas instalações fazem parte do projeto-piloto, que tem por objetivo complementar o sistema de limpeza urbana e de coleta de lixo do município.

Os novos contentores propiciam mais organização, limpeza e higiene a regiões com grande concentração de pessoas e de resíduos. O munícipe pode fazer o descarte a qualquer hora do dia, e não somente próximo ao horário de passagem dos caminhões coletores.

Com capacidade para 1.000 litros, os contentores são exclusivos para os detritos orgânicos, como restos de alimentos e embalagens sujas e úmidas, que devem ser depositados no equipamento em sacos plásticos fechados.

Segundo o secretário de Serviços da Serra, Igor Elson B. de Almeida, o principal benefício é evitar a proliferação de insetos e atração de roedores. “Além de agilizar a coleta também propicia mais organização e melhorias até em termos de saúde para os moradores”, afirma.

Vale ressaltar que é proibido o descarte de restos de obras. Nesse caso, o munícipe deve contratar uma empresa fornecedora de caçambas (para grandes quantidades) e tem de dar uma destinação correta para o entulho. Volumes abaixo de 15 sacos de ráfia podem ser levados para as Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): uma em Novo Porto Canoa e outra em Barcelona.

O que pode ser descartado nos contentores:
- Restos de comida
- Fraldas e absorventes
- Papel higiênico
- Folhagens
- Bitucas de cigarro
- Papel sujo