Oficina de sabão ecológico em três bairros da Serra

Moradores de 3 bairros na Serra vão aprender a transformar óleo de cozinha em sabão ecológico

Oficina de sabão ecológico em três bairros da Serra

Texto: Gabriela Conti - Foto: PMS

Quer aprender a transformar óleo de cozinha usado em sabão ecológico? Então fique ligado no calendário de atividades do projeto De Olho no Óleo, da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura da Serra. Neste mês serão realizadas oficinas em três bairros.

No próximo dia 22 (segunda-feira), será realizada oficina no bairro Lagoa de Carapebus, a partir das 15h, na av. dos Coqueiros. No dia 24 (quarta-feira), será a vez dos moradores de Costa Dourada, a partir das 19h. E no dia 30 (terça-feira), as aulas serão no Centro Comunitário de Serra Dourada III, a partir das 19h.

Os interessados devem se inscrever na associação de moradores do bairro.

“Nas oficinas, os moradores aprendem a reutilizar o resíduo do óleo de cozinha coletado no próprio bairro. Além de evitar que esses resíduos de óleo sejam despejados no ambiente e nas redes de esgoto, a produção de sabão ecológico gera economia financeira aos moradores participantes”, afirma a diretora de Educação Ambiental da Serra, Francine Moro.

De Olho no Óleo

O projeto De Olho no Óleo tem como objetivo organizar e implantar um sistema comunitário de coleta e destinação adequadas ao resíduo de óleo vegetal domiciliar no município da Serra, em locais indicados pelas associações de moradores e os supermercados, sensibilizando a população a respeito dos prejuízos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado desse resíduo doméstico.

Entre as ações desenvolvidas pelo projeto estão entrega dos coletores – dois coletores de óleo tipo “bombona”, que tem capacidade de armazenamento de 50 litros cada, para cada associação; além de palestras educativas nas escolas municipais de ensino fundamental e nas associações de moradores dos bairros que participam do projeto. Também fazem parte das ações a distribuição de material educativo; a entrega de adesivo da campanha e as oficinas de sabão ecológico.

Serviço:

Lagoa de Carapebus