Orientações para pegar a estrada no Carnaval

O cidadão também deve fazer a sua parte, observando a conservação dos veículos, obedecendo às leis de trânsito e praticando a direção defensiva
Orientações para pegar a estrada no Carnaval
TEXTO: Marcos Sacramento  

A Guarda de Trânsito da Serra estará nas ruas durante o Carnaval para inibir infrações e ajudar a prevenir acidentes. O cidadão também deve fazer a sua parte, observando a conservação dos veículos, obedecendo às leis de trânsito e praticando a direção defensiva.

Seguindo as orientações abaixo, será possível pegar a estrada com segurança para aproveitar a folia sem correr riscos de ser multado ou se envolver em acidentes. Seguem algumas dicas:

  1. Respeite sempre a sinalização de trânsito, em qualquer local e horário.
  2. Mantenha o veículo sempre em boas condições de funcionamento. Observe a condição dos freios, das luzes de sinalização e dos pneus, entre outros itens.
  3. Nunca dirija sob efeito de bebida alcoólica. A combinação de álcool e direção tem provocado graves acidentes, inclusive com vítimas fatais.  
  4. Dirigir cansado e com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Em viagens longas, faça pausas assim que o cansaço aparecer.
  5. Obedeça aos limites de velocidade. Reduza a velocidade em locais com grande concentração de pedestres.
  6. Não use o celular enquanto dirige. A distração provocada pelo aparelho pode causar sérios acidentes.  
  7. Todos os ocupantes do veículo devem usar cinto de segurança, inclusive nos bancos traseiros.
  8. Crianças pequenas devem usar equipamentos de proteção adequados a cada faixa etária (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).
  9. Durante a chuva os cuidados com a direção devem ser redobrados. Diminua a velocidade, acenda os faróis e aumente a distância em relação ao veículo da frente.
  10. Caso a chuva esteja muito forte, é preferível parar em um lugar seguro até que ela acabe.
  11. Os ciclistas devem circular pela ciclovia. Quando ela não existir, pedale no sentido do trânsito, nunca na contra mão.
  12. Os motoristas devem obrigatoriamente manter a distância de 1,5 metro do ciclista.