Os 10 bairros que são campeões de novos negócios

A cidade possui o programa Desenvolve + Serra que dá desconto de até 100% em impostos

Os 10 bairros que são campeões de novos negócios

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

Dez bairros na Serra recebem o título de campeões de novos negócios, devido ao grande volume de empresas que abriram as portas em diversos segmentos.

Os bairros destaque no empreendedorismo contribuíram com 1.731 novas empresas na cidade, desde 2016 até agora, são eles: Parque Residencial Laranjeiras (registrou 454 empresas), Jardim Limoeiro (240), Colina de Laranjeiras (216), Morada de Laranjeiras (164), Feu Rosa (161), Barcelona (115), Bairro das Laranjeiras (107), Novo Horizonte (106), Civit II (85) e Vila Nova de Colares (83).

Ao todo, desde 2016, 4.396 novos negócios já foram registrados no município, mesmo em um momento de crise econômica.

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, só neste primeiro quadrimestre 652 empresas nasceram na cidade. Entre as atividades, os segmentos com mais novos negócios são os de transporte rodoviário de carga, restaurantes e bares, comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação.

Também foram abertas muitas empresas de treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial; obras de alvenaria; comércio varejista especializado em informática; comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico e hospitalar; comércio atacadista de material elétrico e outros.

Já durante o ano passado empresas de transporte rodoviário de carga, comércio varejista, minimercados, mercearias e armazéns, restaurantes e bares, lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares foram os segmentos que mais se sobressaíram.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Paulo Menegueli, lembra que o município possui o programa Desenvolve + Serra, que dá desconto de até 100% em impostos como ITBI, IPTU e ISS, além de taxas de licença autorização. O programa é baseado em pontuações que são alcançadas de acordo com o tipo de localização da empresa, número de funcionários, nível de faturamento e valor investido.

“O programa é de incentivo ao investimento no Município. Tem por objeto contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos e de serviços, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica das estruturas produtivas e de serviços e o aumento da competitividade do Município, com ênfase na geração de emprego e renda”.

Serviço:

O programa:

Para fazer a solicitação para participar do Programa Desenvolve + Serra é preciso entrar no site da Prefeitura  (www.serra.es.gov.br/site/pagina/desenvolve--serra) e preencher e imprimir o formulário anexo, e entregar a documentação solicitada no setor de protocolo da PMS.