Encenação da Paixão de Cristo na Serra

Como já é tradicional, haverá encenações da Vida e Paixão de Cristo na Serra nesta sexta-feira (14) e sábado (15)

Encenação da Paixão de Cristo na Serra

Texto: Gabriela Conti - Foto: Divulgação

A Semana Santa, que antecede a Páscoa, é um momento de reflexão e reafirmação da fé e espiritualidade para muitos. E como já é tradicional, haverá encenações da Vida e Paixão de Cristo na Serra. As apresentações serão nesta sexta-feira (14) e no sábado (15).

Em Vista da Serra II, na área do teatro, na sexta, a partir das 20h, o grupo teatral Lúmen apresenta o tradicional espetáculo que completa 30 anos este ano. A encenação da Via Sacra de Cristo terá três horas de duração, com direito a efeitos e iluminação especiais. Quem dará vida aos personagens bíblicos, como Jesus, Maria e Pôncio Pilatos serão moradores no bairro e entorno. A montagem reúne, ao todo, 180 profissionais, entre atores principais, figurantes e equipe técnica.

De acordo com o diretor da companhia de teatro e organizador do evento, Jovaldir Bongestab, o espetáculo já teve, em anos anteriores, a participação especial de atores globais. "Em 1993, Luigi Barricelli e Nani Venâncio participaram da montagem como Pilatos e Maria. Em 1994, foi a vez da atriz Claudia Ohana", relembrou.

O local escolhido para a encenação é uma colina. Por isso, Jovaldir recomenda que o público leve cadeiras de praia para ver a performance com mais conforto.

Barcelona

Já em Barcelona, a encenação será em frente à Igreja Batista Betel, na av. Corumbá. Serão dois dias de espetáculo: sexta e sábado, sempre a partir das 19h. O evento terá ainda banda, coral, apresentação de dança e muita música.

Segundo o diretor da apresentação, Álvaro Leal, o tema da encenação, que terá 1h10 de duração, será "A Cruz" e todos os participantes, incluindo atores e equipe técnica, são voluntários da igreja. Ao todo, são 150 voluntários.

"Esse é o terceiro ano que montamos o espetáculo. Começamos a ensaiar três meses antes. Todos os atores são amadores, aqui da igreja. Todo ano trazemos uma mensagem em relação ao nascimento e crucificação de Cristo, mas, este ano, focamos na cruz.  Ela é universal. A cruz, por muitos anos, teve uma conotação negativa, mas temos que entendê-la como um elemento de salvação e a importância do sacrifício feito por Jesus", explicou Álvaro, que assina a direção junto com sua esposa Vanessa Leal.

No local, estará acontecendo ainda a campanha Uma Tonelada de Amor, que já arrecadou uma tonelada e meia de alimentos não perecíveis. Os alimentos serão doados à instituições de caridade, asilos e casas de recuperação de dependentes químicos. "A ideia inicial era arrecadar uma tonelada, mas antes da encenação já conseguimos atingir a meta. Esperamos arrecadar mais ainda nestes dois dias de festa", completou Álvaro.

Encenação Vida e Paixão de Cristo

Vista da Serra II

Quando: sexta, dia 14, a partir das 20h

Onde: área do teatro do bairro

Barcelona

Quando: sexta e sábado, sempre  às 19h

Onde: Em frente à Igreja Batista Betel, na av. Corumbá.