Palestras educativas em escolas para ensinar descarte correto de lixo e entulho

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) está realizando ações nas escolas para apresentar a campanha de combate ao descarte irregular de resíduos e, nesta semana, duas escolas receberam as palestras

Palestras educativas em escolas para ensinar descarte correto de lixo e entulho

Texto: Gabriela Conti - Foto: Divulgação

Lixo e entulho jogados em pontos viciados são um problema no município da Serra. E uma das ferramentas utilizadas pela Prefeitura no combate a esse problema é a educação. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) está realizando ações nas escolas para apresentar a campanha de combate ao descarte irregular de resíduos.

Nesta semana, duas escolas receberam a equipe da Semma. Na terça e na quarta-feira (4 e 5), alunos de 22 turmas de 1° ao 7° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof.ª Iolanda Schineider, em Porto Canoa, participaram da palestra educativa.

Já na Emef Maria Helena Baioco Vasconcelos, em Serra Dourada III, servidores da Diretoria de Educação Ambiental da Semma conversaram com 14 turmas do 1° ao 4° ano, na quarta e na quinta-feira (6).

Durante as palestras, os alunos receberam cartilha educativa que ensina quais os riscos de descartar lixo e entulho em locais irregulares e como realizar o descarte correto.

"Falamos sobre os riscos que esse descarte incorreto causa, como a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de causar entupimentos, enchentes e desvalorização dos locais, entre outros. Além disso, explicamos que entulho é um resíduo especial e deve ter a destinação correta. Os pais ou responsáveis dos alunos devem contratar uma caçamba licenciada ou levar para o nosso projeto João de Barro", explicou a diretora de Educação Ambiental, Francine Moro.