Participe da marcha pelo fim da violência contra a mulher nesta terça (6)

A concentração será no cartório Antônio Maria, em Laranjeiras
Participe da marcha pelo fim da violência contra a mulher nesta terça (6)
TEXTO: Djeisan Lettieri   FOTO: Divulgação/PMS

Nesta terça-feira (6) é dia de marchar pelo fim da violência contra a mulher.  A caminhada, que percorrerá a Avenida Central e seguirá pela Segunda Avenida até a sede da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom).

A concentração para o evento será no cartório Antônio Maria, às 8 horas e os participantes devem usar roupas leves e levar uma garrafa de água para consumir durante o percurso.

A marcha acontece durante a campanha de 16 Dias de Ativismo, que acontece em 160 países e inclui datas representativas na luta pela erradicação da violência contra a mulher. No Brasil o início da campanha é antecipado para 20 de novembro - Dia da Consciência Negra para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

Conheça os marcos históricos da mobilização dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – Lembra a data, em 1695, do assassinato do líder da resistência negra contra a escravidão, Zumbi, no município de Palmares, em Alagoas.

25 de Novembro – Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres – Homenagem às irmãs Mirabal, Minerva, Pátria e Maria Tereza, brutalmente assassinadas, por serem opositoras ao regime ditatorial de Rafael Trujillo, na República Dominicana, em 1960.

01 de Dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS – Tem o objetivo de estimular a prevenção e reduzir a disseminação do vírus HIV.

06 de Dezembro – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá) – 14 estudantes foram assassinadas, em 1989.

10 de Dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos – Nesta data, em 1948, a ONU adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, como resposta à violência da Segunda Guerra Mundial.